Transporte aéreo de carga estagnou em outubro, segundo Iata

O tráfego de carga aérea cresceu globalmente apenas 0,5% em outubro, de acordo com a International Air Transport Association (IATA), órgão que representa 260 empresas e 83% do tráfego global.

Numa perspectiva regional, as companhias aéreas da América Latina, América do Norte e África movimentaram 8,1%, 2,4% e 1,1%, respectivamente, enquanto o crescimento da capacidade foi de 5%, 6% e 6,9%, na mesma ordem.

Além disso, a IATA anunciou que no acumulado de janeiro a outubro de 2015, o tráfego mundial de carga aérea cresceu 2.6% em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto o crescimento de capacidade foi de 5,8%, comparado com cerca de dez meses de 2014.

Na questão regional, as companhias aéreas da América Latina e América do Norte foram as únicos a registrar quedas de 5,9% e 0,1% sobre o ano anterior, embora o crescimento de capacidade tenha sido de 2% e de 3,2%.

No ano, o transporte aéreo de carga na América Latina acumula retração de 6% — também o pior desempenho no mundo. Segundo a Iata, as condições econômicas e políticas no Brasil estão afetando a atividade do comércio regional nos últimos meses.

Fonte: T21