UPS compra TNT Express por 5,16 bilhões de euros

Transação cria líder global em serviços de entrega, com faturamento de mais de 45 bilhões de euros; há risco de concentração de mercado na UE

A americana UPS, líder do setor de entregas rápidas, vai adquirir a rival holandesa TNT Express por 5,16 bilhões de euros (6,79 bilhões de dólares), anunciaram nesta segunda-feira os dois grupos. A UPS propõe comprar a TNT ao preço de 9,5 euros por ação, o que representa uma valorização de 53,7% na comparação com a cotação do título antes do anúncio das negociações.

“A transação vai criar um líder global no mercado de logística, com mais de 45 bilhões de euros de faturamento anual”, afirma um comunicado conjunto. “Esta operação reforçará a posição da UPS em regiões de forte crescimento como Ásia e América Latina”, destaca o comunicado.

UPS e TNT também esperam obter sinergias de custos avaliadas entre 400 e 500 milhões de euros ao fim do quarto ano de compra. A operação depende da aprovação das autoridades de concorrência.

A TNT declarou que seus executivos e conselhos supervisores apoiaram com unanimidade a oferta da UPS. A PostNL, maior acionista da TNT, com participação de 29,8%, disse que também apoiará a transação, a qual a UPS vai financiar com uma combinação de 3 bilhões de dólares em dinheiro de caixa e nova dívida. “É um dia difícil e um grande dia. Difícil porque a TNT é uma companhia orgulhosa de si e é difícil aceitar ser comprada”, disse a presidente-executiva da companhia, Marie-Christine Lombard. “É um grande dia porque a combinação de duas companhias (…) será fortalecedora e formará um líder global que será inigualável”, acrescentou.

O acordo põe fim a anos de especulação sobre o futuro da companhia holandesa, que se separou da companhia holandesa de serviços de correio PostNL e entrou para a bolsa no ano passado. Diante de lucro em queda e previsão desanimadora para 2012, a gestão da TNT vinha sob forte pressão de acionistas para procurar um comprador.

Defesa da concorrência – O acordo levantou preocupações com o ambiente concorrencial na Europa, onde a nova companhia será líder disparado. A alemã Deutsche Post DHL, a concorrente mais próxima na Europa, disse que a Comissão Europeia terá de examinar a proposta de compra atentamente.

A UPS sempre viu a TNT como um caminho para se expandir na Europa, especialmente no Reino Unido, França e Alemanha. A compradora acredita que as autoridades antitruste da Europa vão aprovar a compra sem uma longa investigação. Analistas, no entanto, disseram que pode ser necessário fazer desinvestimentos para garantir o negócio. “Acreditamos que alguns desinvestimentos serão necessários para autorização regulatória”, disse o analista Robert Czerwensky, do DZ Bank.

FONTE: Veja, com info Agence France-Presse e Reuters

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *