V.Santos aposta na logística de exportação de produtos orgânicos

Com a pandemia de COVID-19, a preocupação com a saúde e o bem-estar permitiu a abertura de novos mercados.

Novos tempos, novos valores, novos negócios. Assim, o período já tratado como pós-pandemia trouxe aspectos negativos, mas trouxe também novas oportunidades.

Neste cenário, o segmento de orgânicos – que já apontava um crescimento de 15% em 2019, com volume de U$190 milhões nas exportações, segundo estimativa da Organis (entidade setorial dos Orgânicos) apresenta forte tendência positiva em 2020, já que é esperado que o mercado brasileiro cresça no mínimo 10% neste segmento.

Atualmente, os principais destinos de orgânicos são Estados Unidos, Alemanha, França e, recentemente, a China. Mas outros países também têm demonstrado interesse nos produtos orgânicos brasileiros, como a Rússia, Coréia do Sul, Japão, Itália, Reino Unido e Dinamarca.

Na lista dos produtos estão: mel, frutas, verduras e legumes, grãos, café, açúcar, castanha de caju, carnes, laticínios, têxtil e entre outros.

A exportação desses produtos requer atenção para alguns passos que vão desde a certificação, que garante a qualidade do produto e atesta se eles atendem aos padrões oficiais exigidos por outros países, até a adequação dos trâmites logísticos, documentações, tipos de embarque e negociação dos fretes.

“A  V. Santos conta com este  know-how na exportação de produtos orgânicos e está pronta para atender essa demanda”, avalia Valdir Santos, CEO da V. Santos.