V. Santos se antecipa e divulga ações para o VGM que entra em vigor hoje, 1º de julho

equipe sindaspDe acordo com a Portaria 164/16 do DPC e Resolução MSC 380(94), a qual adotou emendas ao Capítulo VI da Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar 1974 (SOLAS) da IMO (International Maritime Organization), resolve: Art. 1oTornar obrigatória, a partir de 1º de julho de 2016, a determinação da massa bruta dos contêineres embarcados no território nacional de acordo com os procedimentos estabelecidos nas normas em anexo. O VGM – Massa bruta Verificada – sigla na tradução, já está em vigor. 

Diante dessa nova instrução, alguns países adotaram a máxima em inglês “no VGM, no Gate” – em tradução livre, “sem VGM, não embarca no terminal” –, prometendo passar a proibir a entrada de containers sem a pesagem certificada. Não é o caso do Brasil, porém essa situação dá a dimensão de como o assunto tem repercutido no mundo todo, principalmente pela divergência de parâmetros quanto à pesagem dos containers.

Liderado por seu Presidente Valdir Santos, o Grupo V. Santos participou com uma equipe (foto) em recente encontro sobre o tema no Seminário promovido pelo Grupo Guia, específico para discussão da nova lei mundial de pesagem de containers.

Familiarizado com o tema, o Grupo V. Santos se antecipou e divulgou para parceiros e clientes um “Guia” com as principais dúvidas sobre o VGM, que pode ser conhecido aqui no LogNews.

Clique e confira o GUIA