Venda de importados das associadas ABEIFA, automotivos crescem 15%

As associadas à Abeifa, entidade que representa os importadores automotivos, venderam 13,2 mil veículos de janeiro a junho, volume 14,8% maior do que o registrado em igual período do ano passado, mesmo com toda a pressão cambial e a falta de disponibilidade de produtos, já que a produção mundial foi afetada pela falta semicondutores e outros componentes.

Com esse resultado a entidade manteve sua projeção de comercializar 30 unidades importadas até dezembro, atingindo crescimento de 9,4% sobre 2020. João Oliveira, seu presidente, disse que a oferta de produtos mais estável e o recuo do dólar foram as razões que motivaram a Abeifa a manter suas expectativas para o ano:

“O avanço da vacinação ajudará a controlar os impactos da pandemia e nos mostra que poderemos voltar a ter uma vida mais normal, o que impacta de maneira positiva na confiança do consumidor. Esperamos que o segundo semestre seja bom para o nosso segmento”.

Nesse período a Abeifa seguirá atuando em algumas frentes para garantir a competitividade dos veículos importados, como a busca pela redução do Imposto de Importação, tema debatido com todos os países do Mercosul para reduzir a TEC, Tarifa Externa Comum, e que tem se arrastado por falta de consenso. A entidade, porém, mantém a expectativa de trazer novidades positivas em breve.

Até o final do ano os veículos híbridos e elétricos importados estão na Letec, a lista de exceções a TEC, o que permite tarifas diferenciadas de importação. A Abeifa também trabalhará para que essa condição seja mantida nos próximos anos. Esses veículos representaram 40% das vendas totais do segmento eletrificado até junho:

“Precisamos manter essas condições para que o desenvolvimento do segmento continue na velocidade atual. Lá na frente, quando o mercado for mais maduro, podemos voltar a discutir a melhor maneira de tributar a importação dos híbridos e elétricos”.

Para garantir esse avanço também foi criada uma área interna de debate para que todas as associadas discutam a instalação de pontos de recarga, evitando a concorrência dentre elas e focando no avanço da capilaridade da infraestrutura que os clientes demandam.

As alíquotas do IPI, Imposto sobre Produtos Importados, também é um assunto que a Abeifa quer avançar, pois acredita que existem algumas distorções.

Mercado geral – A Abeifa projeta vendas de 2 milhões 160 mil automóveis e comerciais leves em 2021, considerando os importados e todos os nacionais, redução de 5% na comparação com a sua projeção inicial. A revisão ocorreu pela dificuldade de abastecimento das revendas em diversas linhas de produtos.