Viracopos adia assembleia de credores à espera de novas ofertas pelo aeroporto

A Aeroportos Brasil (ABV), concessionária do aeroporto de Viracopos , em Campinas, em recuperação judicial desde junho de 2018, recebeu aval da Justiça de São Paulo para adiar a assembleia de credores que estava prevista para o próximo dia 16 de maio para 27 de junho, com segunda chamada em 1º de julho. O grupo pediu prazo adicional para que interessados no ativo tenham mais tempo para concluir análises e fazer propostas.

Na última terça-feira(7) a Zurich Airport, em parceria com a IG4 Capital, apresentou uma proposta para assumir o aeroporto de Viracopos. A empresa de gestão aeroportuária já havia manifestado interesse na concessionária junto à Justiça no ano passado. Segundo fontes próximas a Viracopos, outras seis empresas estariam interessadas na operação e poderiam também apresentar propostas nas próximas semanas.

Na decisão que data desta quarta-feira(8), assinada pela juíza Thais Migliorança Munhoz, da 8ª Vara Cívil do Foro de Campinas, consta que Viracopos pediu o adiamento da assembleia de credores argumentando que as negociações com os credores e que seria preciso dispor de prazo adicional para aprofundamento das discussões quanto à estrutura do futuro plano de recuperação judicial a ser apresentado em assembleia.

A ideia é garantir mais tempo para que os acionistas possam negociar com credores, mas também que investidores interessados na concessionária possam concluir suas análises e apresentar uma eventual proposta pelo controle de Viracopos.

Viracopos tem uma dívida de R$ 2,88 bilhões, sendo a maior parte dela, R$ 2,6 bilhões, com o BNDES. A concessionária vem mantendo as contas em dia, mas deixou de pagar as autorgas previstas pelo contrato de concessão devido à receita encurtada pela evolução da demanda de passageiros abaixo do previsto à época do leilão do aeroporto, em 2012. Estão pendentes as parcelas de 2017 e 2018. A deste ano vence em julho.

Com informações G1