Viracopos é eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo

carga viracoposGuarulhos aparece em outra categoria e é só o 12º colocado, embora sua movimentação anual justificasse concorrer na mesma divisão do aeroporto campineiro

O Aeroporto Internacional de Viracopos(foto), em Campinas (SP), foi eleito o 2º melhor aeroporto de carga do mundo no Air Cargo Excellence Awards 2017 na categoria até 400 mil toneladas. A premiação é realizada pela Air Cargo World, uma das principais publicações do setor, e celebra as melhores performances na área de transporte aéreo.

Já o Aeroporto Internacional de Guarulhos/São Paulo, curiosamente como apurou o Portal LogNews, apareceu em outra categoria de movimentação de carga(acima de 400 mil toneladas) e ficou na 12ª colocação, embora sua movimentação anual – 241.001 toneladas em 2016 e 235.693 toneladas em 2015 – justificasse concorrer na mesma divisão do aeroporto campineiro, que atingiu 177 mil toneladas(2015) e 164 mil toneladas(2016).

A avaliação é baseada na pesquisa Air Cargo Excellence, que foi criada em 2005 e é divulgada anualmente na Air Cargo World. Aeroportos e companhias aéreas de todo o mundo são reconhecidos de acordo com suas pontuações em vários fatores de desempenho.

No ano passado, Viracopos já havia ficado com o título de melhor aeroporto de carga da América Latina. “Nosso principal objetivo é a otimização da performance do aeroporto para os clientes, tanto para o terminal de passageiros quanto para o terminal de cargas. Essa premiação mostra mais uma vez que nossos investimentos e esforços estão no caminho certo”, destacou o diretor-presidente do aeroporto, Gustavo Müssnich.

Desta vez, Viracopos evoluiu para a segunda colocação mundial na categoria de até 400.000ton, ficando atrás somente do aeroporto de San Juan Luis Muñoz Marín Airport (SJU), de Porto Rico, que ficou também com o título de melhor aeroporto de Cargas da América Latina.

Em 2014, o Air Cargo Excellence Awards já havia premiado Viracopos como o Melhor Aeroporto de Carga do Brasil e segundo melhor da América Latina, além de ter reconhecido o terminal como o melhor aeroporto da América Latina no quesito Operação de Carga.

Para o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota, cada funcionário do Terminal de Carga é diretamente responsável por mais esta importante conquista. “Sem a dedicação e participação de todos os funcionários que trabalham diariamente para melhorar nossa eficiência e nossa excelência, e sem o apoio dos órgãos brasileiros de fiscalização, Viracopos não alcançaria este prêmio”, disse o diretor.

“Ficamos muito satisfeitos com a nossa classificação Platinum [2º melhor do mundo]. Os investimentos em infraestrutura e significativas melhorias na gestão do terminal de cargas consolidaram Viracopos entre os melhores aeroportos de carga do mundo em sua categoria”, declarou o gerente de Operações de Carga de Viracopos, Ricardo Luize.

Investimentos – Desde que assumiu a operação do Aeroporto Internacional de Viracopos, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos investe, continuamente, para melhorar a infraestrutura, a segurança e os sistemas para agilizar a liberação de cargas do terminal.

O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em valor FOB de carga importada no país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por movimentar quase 40% de toda carga aérea importada do país.

Entre as melhorias, destacam-se o novo sistema de gestão de cargas WMS (Warehouse Management System), a ampliação das câmaras frigoríficas (passaram de 13.000m³ para 21.000m³), a ampliação da cobertura de recebimento de carga e a alteração do layout do TECA, possibilitando mais agilidade e aumento de área útil para movimentação de cargas.

Certificado OEA – Viracopos também foi o primeiro aeroporto do Brasil a receber a certificação de Operador Econômico Autorizado (OEA), programa mundial do Comitê da Organização Mundial das Aduanas (OMA). A iniciativa visa colocar o Brasil em condição de país exportador e importador seguro.

Guarulhos em outra categoria – Conforme apurou o Portal LogNews, o Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos, foi o 12º colocado, porém foi enquadrado pelos organizadores junto a outros aeroportos com movimentação anual acima de 400.000 ton. até 1 milhão de toneladas. Curiosamente, porém, o aeroporto de São Paulo vem movimentando números inferiores a esse patamar, semelhantes, todavia, aos números de Viracopos177 mil toneladas(2015) e 164 mil toneladas(2016). Ao todo, em Guarulhos, em 2016, foram movimentadas 241.001 toneladas de cargas, contra 235.693 toneladas no ano anterior (2015), não justificando, portanto, seu enquadramento na outra categoria superior