Viracopos é o 1° aeroporto a usar biocombustível

Geradores a diesel funcionam com mistura de até 70% de gás natural, o que vai gerar uma economia de 30% nas despesas com energia do aeroporto.

O Aeroporto Internacional de Viracopos começou a produzir energia com gás natural ampliando a autonomia de geração de sua usina das atuais 8 horas para 24 horas. O terminal de Campinas passa a ser, assim, o primeiro do País a utilizar um kit biocombustível que habilita os geradores a diesel a funcionarem simultaneamente com até 70% de gás natural e o restante a diesel. A substituição do insumo vai gerar uma economia de 30% nas despesas com energia elétrica.

O projeto é parte de um programa de investimentos da Comgás, que prevê aporte de R$ 40 milhões nos próximos quatro anos, para levar gás natural às regiões do Campo Grande e Ouro Verde, e para o bairro dos Amarais, onde há um parque industrial, informou o diretor comercial da distribuidora de gás, Marcus Vinicius Bonini. “Viracopos é âncora desse projeto”, disse.

O volume de gás natural para abastecer a usina chega a 65 mil metros cúbicos por mês, equivalente ao consumo de 12 mil residências que usam o energético em fogões.A usina de Viracopos gera 10 MW. Os cinco geradores só eram acionados em situação de emergência, na falta de energia elétrica. Com a habilitação dos equipamentos para produzir com a mistura de gás natural e diesel, o aeroporto passará a usar a energia no chamado horário de ponta, entre 18h e 21h, onde há pico de consumo e o custo da energia é duas vezes mais caro.

“Desde o início do projeto de expansão de Viracopos sabíamos da importância de iniciarmos a geração distribuída para suprimento elétrico do aeroporto. O projeto está em linha com a necessidade de redução de custos, segurança na operação do aeroporto e compromisso ambiental”, afirmou o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.

O gás natural canalizado pode substituir os mais variados tipos de combustíveis usados nas indústrias, com uma queima limpa e uniforme, é ecologicamente correto, contribui para uma maior produtividade e para a melhoria dos padrões ambientais, aumentando a competitividade das empresas. No comércio, ele pode ser utilizado na cocção de alimentos, climatização de ambientes e para a cogeração de energia. 

Rede – A Comgás atende a mais de 60 mil clientes em Campinas. São 59.743 do segmento residencial, 733 comércios, 19 indústrias e 13 postos de combustíveis. A rede instalada é de 540 quilômetros.

Entre os principais clientes no município estão indústrias como Pirelli, Mogiana Alimentos (Guabi) e Bagley (Arcor), os shoppings Iguatemi, D. Pedro, Galleria e Parque das Bandeiras, a Nova Rodoviária e o hotel The Royal Palm Plaza.

Com os projetos em andamento, a estimativa é conectar 7,5 mil clientes ainda neste ano nos segmentos residencial, comercial e industrial e adicionar mais 90 quilômetros de rede.

Fonte: Correio Popular – Campinas