Viracopos espera licença para operar Boeing 747-800

Concessionária também iniciou o processo para a contratação da empresa que fará o projeto da segunda pista

Os boeings 747-800, que em tamanho e capacidade só perdem para os Airbus A-380, passarão a operar em Viracopos. O gestor do aeroporto aguarda apenas a homologação da pista pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para começar a receber cargas por esses gigantes. Enquanto isso, a concessionária Aeroportos Brasil Viracopos está contratando a empresa que fará o projeto da segunda pista para que até o final do ano esteja com a licença ambiental e, assim, poder iniciar as obras no próximo ano, após a entrega do novo terminal de passageiros. A segunda pista será projetada para receber o A-380. O presidente da concessionária, Luiz Alberto Küster, disse ontem, em reunião com os prefeitos da RMC, que a pista atual, de 3.240 metros de comprimento, passa por adequações nas laterais e melhoria na sinalização para poder receber a autorização da Anac para operar aeronaves maiores. Küster disse que a pista estará  pronta em 90 dias. O novo 747-800, de 76,3 metros de comprimento e equipado com quatro motores, emite menos poluição e oferece às companhias 16% a mais de volume de carga que seu antecessor, o 747-400.

Concebido como avião de carga, a ideia inicial da empresa era que o 747-800 entrasse no mercado no final de 2010, mas ela teve que atrasar seus planos em um momento em que as aéreas brigam para se recuperar do maior déficit desde o fim da Segunda Guerra. O avião foi homologado em 2011 e a empresa aposta nas inovações tecnológicas do 747-800 para atrair clientes. Com a pista apta para receber esse boeing, a concessionária acredita que poderá haver um incremento nas cargas operadas em Viracopos, que hoje são de 250 mil toneladas anuais.

A concessionária já anunciou que vai antecipar o início da operação da segunda pista do aeroporto de 2023 para 2017 para dar conta da crescente demanda e dotar o terminal de capacidade para ser hub internacional e, com isso, atrair novas empresas aéreas. A concessionária contratou o  projeto e iniciou os procedimentos para obter a licença ambiental da segunda pista, cujas obras terão início em 2014. A obra vai permitir ao aeroporto se tornar, de acordo com a concessionária, o primeiro da América  Latina com operações simultâneas de pouso e de decolagem. Os investimentos para a implantação a pista de 3,6 mil metros de extensão, além das estruturas de taxiamento, serão de R$ 500 milhões. A segunda pista será paralela à atual pista e estará a uma distância de 2,5 mil metros da atual área de pouso e decolagem. O contrato de concessão  estipula a obrigação de construção da segunda pista, quando o aeroporto atingir 178 mil  movimentos anuais. Nos primeiros sete meses deste ano, Viracopos teve a movimentação de 67,2 mil aeronaves. O aeroporto está na categoria 2 e as obras elevarão o terminal  para a categoria 1, criando condições para aumentar a exploração comercial e investimentos  que gerem mais receitas.

Fonte: Jornal Correio Popular

 

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