Viracopos incrementa movimentação de carga entre Mercosul e Europa com novo destino da Latam

Uma das principais características do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), é a sua vocação de hub cargueiro. Essa situação ficou ainda mais em evidência nessa semana, quando a ABV (Aeroportos Brasil Viracopos) divulgou uma nova rota conectando Viracopos, com a a cidade de Copenhague, capital da Dinamarca.

O trajeto será usado exclusivamente para carga e reduzirá o tempo de trânsito para a América Latina em até 48 horas. Inicialmente, a rota será operada uma vez por semana e deverá transportar entre 20 e 25 toneladas por voo, segundo informou ainda a Latam Cargo.

Sua viagem de ida e volta aumentará a conectividade entre a região escandinava e diferentes partes da América Latina, contemplando um caminho que inclui Copenhague (Dinamarca) – Viracopos (Brasil) – Montevidéu (Uruguai) – Santiago (Chile) e Quito no Equador. O retorno, por outro lado, é realizado por meio de Miami (Estados Unidos) – Bruxelas (Bélgica) e Copenhague na Dinamarca.

Segundo a empresa aérea, essa nova adição de destino, iniciada em junho, proporcionará aos clientes desse mercado uma melhor alternativa para atender o crescente interesse na América Latina. Ao reduzir significativamente a necessidade de transporte terrestre, a nova rota reduz o tempo de trânsito em até 48 horas.

A rota será usada exclusivamente para carga em aeronave B767-300F e possui estimativa inicial de transportar de 20 a 25 toneladas em cada voo semanal. Caso seja necessário, a capacidade e/ou frequências do voo podem ser aumentadas pela companhia.

Copenhague é a sétima rota inaugurada mundialmente nos últimos 12 meses e a segunda rota europeia usada exclusivamente para cargas lançada pela empresa aérea a partir da América Latina.

De acordo com a empresa, os principais beneficiários da indústria escandinava são as empresas farmacêuticas, os fabricantes de automóveis e a indústria petrolífera, além da indústria de alimentos e de peças automotivas.