Viracopos já deve entrar em novo pacote da União

Viracopos-VCP-CampinasAinda sob administração da ABV, Terminal Cargueiro registra crescimento do volume de cargas exportadas e importadas pelo 7º mês consecutivo 

Menos de 15 dias depois de os acionistas devolverem a concessão, o processo de relicitação do aeroporto de Viracopos, em Campinas, está prestes a ser iniciado.

O secretário especial do  Programa de Parcerias de Investimentos, Adalberto Vasconcelos confirmou essa semana ao Metro Jornal, que está estudando a possibilidade de incluir o aeroporto internacional de Campinas no novo pacote de concessões a ser anunciado pelo governo.

O conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) deverá analisar, no dia 23 deste mês, a proposta de concessão à iniciativa privada de 19 aeroportos que hoje estão sob administração da Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária). Segundo Vasconcelos, existe a possibilidade de Viracopos integrar esse pacote. “Não é certeza (que entre), mas como a devolução foi amigável e o processo já está aqui, é possível que entre”, disse o secretário, por meio de sua assessoria de imprensa.

Segundo o Ministério dos Transportes, deverão entrar no pacote, aeroportos de Santos Dumont, no Rio, Pampulha, em Belo Horizonte, além de capitais do nordeste como Recife, Maceió e Teresina.

No dia 28 de julho, os acionistas da ABV (Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos), administradora do aeroporto, autorizaram a diretoria a iniciar o processo de devolução para que se faça nova licitação e a concessão seja passada para outro grupo.

Até o governo lançar um novo edital de licitação para encontrar outros investidores, a concessionária continua administrando o terminal. A ABV alega dívida de R$ 460 milhões. 

Crescimento na carga aérea – A movimentação de volumes de importação e exportação no Terminal de Carga do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), registrou crescimento pelo sétimo mês seguido neste ano, reforçando a tendência de crescimento do comércio exterior por meio do aeroporto.

No mês de julho, as importações liberadas cresceram 43,02% em peso transportado pelo terminal de carga em relação ao mesmo período de 2016. No total, foram importadas 10.101 toneladas no mês passado, contra 8.346 toneladas em julho do ano passado.

Já no acumulado dos sete primeiros meses deste ano, o crescimento de peso movimentado na importação foi de 21,63% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre os destaques na importação (por peso movimentado), comparados ao mês de julho de 2016, estão os segmentos Metal Mecânico (com 57% de crescimento), Automotivo (com 90% de alta), Farmacêuticos (123%) e Tecnologia (43%). 

Exportação – No setor de exportação, também manteve-se a tendência de crescimento pelo sétimo mês seguido. Em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta foi de 20,79%. Deixaram o país em julho por Viracopos 5.472 toneladas contra 4.530 de julho de 2016.

No acumulado do ano, a alta das exportações foi 14,93% em relação aos sete primeiros meses de 2016, com um total de 35.238,08 toneladas.

Já entre os destaques na exportação, também por peso liberado, estão os segmentos: Alimentos/Bebida/Fumo, com 364% de alta em relação a julho de 2016, além de Automotivo (33%) e Calçados e Bolsas (26%).