Viracopos repudia matéria do Fantástico em Nota Oficial

A ABV (Aeroportos Brasil Viracopos), concessionária do Aeroporto localizado em Campinas(SP), aponta erro crasso na matéria veiculada no último domingo, 11/03, sob o título: “Refaça os passos do bando que levou mais de R$ 16 milhões de Viracopos”.

Confira abaixo a íntegra da Nota Oficial divulgada em uma de suas redes sociais.

 

Esclarecimentos do Aeroporto Internacional de Viracopos sobre reportagem divulgada no Fantástico e na EPTV/Globo sobre assalto ocorrido no pátio do Terminal de Carga.

A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos vem, por meio desta carta, repudiar o conteúdo e apontar graves erros detectados na reportagem sobre o assalto que ocorreu no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que foi ao ar no domingo, 11/03/2018, sob o título “Refaça os passos do bando que levou mais de R$ 16 milhões de Viracopos”.

O mais grave deles diz respeito aos áudios divulgados pelo Fantástico e atribuídos erroneamente à “segurança do aeroporto”. Estes áudios não são da segurança do aeroporto. Trata-se de áudio de Policiais Federais.

O Fantástico também atribui o fechamento da empresa que fazia a segurança do aeroporto, a Embrase, a supostas dívidas. Informamos que a Embrase fazia a segurança para dezenas de empresas no Brasil e entrou em falência por questões internas. Não há qualquer relação dessa situação com Viracopos.

As imagens noturnas gravadas pela equipe de reportagem do Fantástico ocorreram em lado aposto de onde ocorreu a entrada da quadrilha, mas é apresentada como se fosse o local de onde os assaltantes tiveram o acesso durante a noite.

Outro erro cometido refere-se aos horários citados na reportagem. A aeronave da Lufthansa pousou em Viracopos às 19h51 daquele dia e não 21h20 como apontado pela reportagem. A aeronave decolou na mesma noite, às 23h27.

Não bastassem os erros, consideramos que o problema da criminalidade é nacional. Muito nos impressionou que nenhuma autoridade de segurança pública ter sido cobrada na matéria. Tais autoridades são responsáveis por ações de inteligência, investigação e de combate ao crime organizado. Querer o Fantástico colocar a questão da segurança exclusivamente a cargo do aeroporto, que não tem qualquer poder de polícia, é lamentável!

Com uma pesquisa simples na internet é possível encontrar crimes semelhantes em outros aeroportos do país, maiores e menores. Vale lembrar que os criminosos, com armas de uso exclusivo das Forças Armadas, também já invadiram empresas de transporte de valores, o Banco Central, entre outras ações. Viracopos não é uma ilha. É importante destacar que a estratégia de segurança do aeroporto é definida e desenvolvida em conjunto com órgãos policiais municipais, estaduais e federais.

A mais recente pesquisa da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), que ouviu 13.908 passageiros nos 15 principais aeroportos do país, entre os meses de outubro, novembro e dezembro de 2017, indica que Viracopos tem a nota mais alta do Brasil no quesito “Sensação de Segurança nas Áreas Públicas do aeroporto”, com nota 4,91, no índice que vai de 0 a 5.

Também repudiamos a declaração irresponsável do presidente da Associação dos Despachantes Aduaneiros do Brasil, Válter de Oliveira, ao dizer que houve o “sucateamento” do aeroporto. Lamentamos que tal opinião se dê por alguém que demonstra completo desconhecimento dos sistemas, equipamentos e procedimentos de segurança do aeroporto. Esta Associação foi registrada em cartório somente no dia 23 de janeiro de 2018, ou seja, não tem nem dois meses de existência. Além disso, nem site oficial ainda possui, mas apenas uma página em uma rede social, colaborando para o total descrédito da reportagem.

A ABV e o próprio mercado reconhecem a FEADUANEIROS (Federação dos Despachantes Aduaneiros) e o SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) como legítimos representantes dos profissionais aduaneiros que atuam no aeroporto, uma vez que carregam em suas entidades 10.000 e 2.400 associados, respectivamente. Em trecho de sua Nota Oficial, essas entidades se solidarizaram com Viracopos e o reputam hoje como o melhor Terminal do Brasil para operações de carga aérea e que o depoimento da referida Associação jamais representará a voz oficial e a visão da categoria em São Paulo e no Brasil, em caminho que já percorremos há quase 70 anos.

Informamos que, por vários anos seguidos, o Terminal de Carga de Viracopos vem sendo reconhecido nacional e internacionalmente pela qualidade do serviço que presta aos inúmeros importadores e exportadores que utilizam a infraestrutura. Em 2017, o Terminal de Carga recebeu o prêmio de 2º Melhor Terminal de Carga do Mundo, na categoria até 400 mil ton./ano. Para chegar a este nível de reconhecimento, os padrões de “compliance” são rigorosos, inclusive no que diz respeito à segurança.

Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV)