Viracopos tem novo sistema de controle de temperatura das câmaras frias

camara fria ViracoposO Aeroporto Internacional de Viracopos atualizou o sistema de controle de temperatura das câmaras frias do terminal de cargas. O layout da ferramenta conta com informações mais precisas sobre a variação da temperatura e os alertas de cada uma das 11 câmaras frigoríficas e da antecâmara.

“Antigamente, tínhamos somente uma única informação no layout mostrando as temperaturas. Agora, o operador logístico tem mais informações à sua disposição e, caso dispare o alerta, ele poderá agir com mais precisão, evitando assim qualquer tipo de variação indesejada de temperatura na carga enquanto estiver armazenada”, ressaltou o Farmacêutico do terminal de cargas de Viracopos, Narcelo Mazzali.

Os alertas das câmaras frias são disparados no sistema quanto a temperatura está saindo da sua faixa de variação. “para um range de 16°c a 22ºc, por exemplo, o alerta irá disparar a partir de 17ºc ou 21ºc”, explicou o farmacêutico.

O sistema consegue detalhar o motivo da oscilação fora do padrão permitindo melhor controle e ações mais eficientes. Viracopos possui 21 mil m³ de área frigorífica e a temperatura pode ser ajustada de -22°c até +22°c.

Inauguração – Com investimento de r$ 4 milhões, o aeroporto de viracopos ampliou sua câmara fria em quase 40%, passando de 13.000m³ para 21.000m³ de área total. O novo complexo frigorífico foi inaugurado em maio de 2014 e agilizou os processos de recebimento, atracação e armazenamento dos materiais perecíveis.

Na ocasião, foi construída uma antecâmara em área anexa às câmaras frigoríficas, compreendendo um intervalo de temperatura entre 16º c e 22º c. Essa instalação facilitou a atuação dos órgãos federais nas vistorias de cargas perecíveis, especialmente da anvisa (agência nacional de vigilância sanitária), que executa as atividades de fiscalização com mais segurança e agilidade.