Viracopos utiliza 33% de sua capacidade operacional. Estrutura funciona como “corredores” de passagem de carga.

Em termos de infraestrutura, o terminal de exportação passou por alguns gargalos em meados de 2018, inclusive adotando a “linha inteligente” à época. Há expectativa de ampliação dessas instalações ou outras para a carga aérea?

MARCELO MOTA – Nesse momento ainda não, porque hoje a gente ainda tem capacidade do Teca. Em torno de ⅓ da capacidade do Teca está disponível. A gente utiliza hoje cerca de ⅔ da capacidade, até porque a gente não teve o crescimento nesses três anos que a gente imaginava. A gente tem um projeto de expansão da área de importação muito grande, não tanto de exportação. Exportação atende bem a gente. Ainda tem aquele galpão lonado/locado, ali do lado que a gente usa como bolsão quando necessário, mas a importação a gente tem um projeto de expansão lateral.

Mas, como a gente ainda tem ⅓ da capacidade disponível a gente não pretende ampliar logo agora. Até porque a gente tem visto com toda essa alegoria de processos, que existe inclusive uma redução do tempo médio de armazenamento da carga aqui. A média era acho que de 6 dias, que é muito menor do que qualquer outro terminal e agora baixou acho que para quatro ou três. Então isso também além de mostrar a agilidade do aeroporto e a vantagem de operar aqui em Viracopos, mostra que você não precisa de uma ampliação porque o giro aqui é muito rápido.

 [Tem outra coisa importantíssima: antigamente a dificuldade era maior porque era Infraero. Você tinha que planejar uma licitação para entregar… hoje, com a iniciativa privada se você optar em atender uma demanda, você põe de pé no dia seguinte]

Nós usamos (esse dispositivo) – não sei se vocês tiveram a oportunidade de ver –  uma área nova da Receita Federal para inspeção aduaneira de passageiros internacionais no desembarque. Nós tínhamos um a área pequenininha onde os passageiros chegavam meio apertadinhas. Inauguramos semana retrasada, dia 20, 18, sei lá, de dezembro. Passou de uma capacidade de processar, no desembarque de passageiros internacionais, de 200 passageiros por hora para 1200 passageiros por hora. Construímos em sete meses, fizemos a obra inteira, toda moderna com câmeras, com sistema padrão de atendimento.