Volkswagen e Toyota anunciam investimentos em SP

ministro volksA Volkswagen anunciou um investimento de R$ 2,6 bilhões na fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo (Grande São Paulo).

O ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Pereira (FOTO), participou do anúncio de e afirmou que o aporte é um sinal da retomada do crescimento da economia brasileira. “A cadeia automotiva no Brasil responde por 22% do PIB industrial. O setor é também um dos principais empregadores, com grande capacidade de dinamizar toda a economia”, afirmou.

O valor será utilizado na modernização das linhas de montagem, onde começa a ser produzido o hatch compacto Polo. No primeiro trimestre de 2018, será iniciada a produção do sedã Virtus.

O investimento, que é anunciado durante as comemorações dos 60 anos da fábrica paulista, faz parte do programa de R$ 7 bilhões que montadora havia anunciado em novembro de 2016 e que será empregado até 2020. O valor está sendo dividido entre todas as unidades de produção da empresa.

“Esse investimento anunciado agora engloba o trabalho de nossa engenharia e a preparação da linha de montagem de Anchieta para receber modelos com a matriz MQB”, disse em seu discurso David Powels, presidente da Volkswagen do Brasil e América do Sul.

Toyota – Já a Toyota, anunciou investimento de R$ 5 mi em São Bernardo. Um novo Centro de visitas é parte da revitalização da fábrica, começada em 2015. São Bernardo do Campo (SP) receberá o primeiro centro de visitas da montadora no Brasil. A nova área tem 750 metros quadrados, resulta de um investimento de R$ 5 milhões e receberá 200 pessoas por semana.

Essa é a terceira etapa do São Bernardo Reborn, um projeto de R$ 70 milhões para revitalização da unidade iniciado em março de 2015. Naquele ano a empresa deslocou a sede administrativa da cidade de São Paulo para a fábrica do ABC, implantou o terceiro turno do setor de forjaria (para produção de bielas e virabrequins do Etios) e também sistemas de reúso de água e captação de energia solar.

Num segundo momento, em agosto de 2016, a montadora inaugurou o centro de pesquisa aplicada, onde faz testes de emissões, avaliação de novos materiais, da capacidade técnica de fornecedores e também é dotado de um centro de design capaz de desenvolver séries especiais de modelos já existentes.

Centros de visitas são uma tradição em fábricas da Toyota. O do Kentucky, nos Estados Unidos, custou cerca de US$ 10 milhões. “Quando presidi aquela fábrica, via todos os dias os grupos de estudantes chegando. Era a atração mais visitada da cidade. Algumas escolas a incluíram na grade curricular”, afirma o CEO da Toyota para a América Latina e Caribe, Steve St. Angelo.

A unidade de São Bernardo do Campo emprega 1.465 funcionários. Entre os produtos que fabrica estão componentes de motor para o Etios brasileiro e também para os Camry e Corolla fabricados nos Estados Unidos, que terminaram em primeiro e terceiro lugares em 2016 entre os automóveis daquele mercado, com 338,6 mil e 380,5 mil unidades, respectivamente.