Wagner Moreira é o novo integrante do CAP Porto de Santos

O vice-presidente do Sindicato dos Conferentes de Carga, Descarga e Capatazia do Porto de Santos (SCCDCPS), Wagner Moreira Gonçalves, é o mais novo membro do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) de Santos na qualidade de representante dos trabalhadores portuários. Ele assumiu o posto em substituição ao conferente e ex-diretor da mesma entidade sindical, Jansen Wagner Gallo.

Válida por dois anos e permitida uma única vez por idêntico período, a nomeação do conferente foi publicada na edição do dia 31 de outubro do Diário Oficial da União (DOU) através da Portaria nº 3.466, assinada pelo secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), Herbert Drummond.

A designação do dirigente para o cargo de conselheiro suplente do CAP atendeu indicação da Federação Nacional dos Conferentes e Consertadores de Carga e Descarga, Vigias Portuários, Trabalhadores de Bloco, Arrumadores e Amarradores de Navios, nas Atividades Portuárias (FENCCOVIB). A posse de Wagner Gonçalves acontecerá na manhã desta quarta-feira (14), durante a 422ª Reunião Plenária Extraordinária do colegiado.

Na profissão desde 1994, com passagem como gerente de mercado na CODESP/Porto de Santos, ele terá ao seu lado o presidente do Sindicato dos Vigias Portuários, José Cavalcanti Pessoa, membro titular indicado pela mesma FENCCOVIB. Também compõem a bancada trabalhista o vice-presidente do Sindicato dos Empregados na Administração Portuária (Sindaport), João de Andrade Marques, membro titular, e o presidente do Sindicato dos Operadores de Guindastes e Empilhadeiras (Sindogeesp), Paulo Antônio da Rocha, como suplente.

Ainda pela FNP, o diretor do Sindicato dos Operários e Trabalhadores Portuários em Geral nas Administrações dos Portos e Terminais Privativos e Retroportos (Sintraport), Robson Gama dos Santos, e o presidente da mesma entidade laboral, Claudiomiro Machado, titular e suplente, respectivamente. Os nomes dos dois representantes da Federação Nacional dos Estivadores (FNE) serão definidos nos próximos dias.

Instituído em todos os portos organizados por força do marco regulatório do setor, Lei nº 12.815, de 5 de junho de 2013, e com competências estabelecidas no artigo 36 do Decreto nº 8.033, de 27 dos mesmos mês e ano, o CAP atua como importante órgão consultivo em apoio às administrações estatais portuárias.

“Considerando que o CAP deixou de ser um órgão deliberativo para ser transformado em consultivo, tenho como objetivo apresentar algumas sugestões que visem à adoção de medidas voltadas para o fomento da competitividade e desenvolvimento do nosso complexo portuário, aliados a uma racionalização e otimização de procedimentos direcionados para a atração de cargas e consequente geração de postos de serviços”, afirmou o conselheiro recém-nomeado.

O estímulo de mecanismos para uma maior exploração do Porto de Santos através de ações comerciais e industriais, bem como da apresentação de estudos e projetos destinados à capacitação profissional, valorização e maior participação dos trabalhadores também está na pauta de Wagner Gonçalves.