Yazaki inaugura fábrica do setor automotivo para atender Jeep

A Yazaki, desenvolvedora e fabricante de chicotes automotivos, inaugurou nesta quinta-feira(28) sua mais nova fábrica no Brasil, na cidade de Bonito, Agreste de Pernambuco. Esta é a sexta fábrica da multinacional japonesa no país e a décima no Mercosul. Com área total de 100 mil m², a planta emprega atualmente cerca de 800 colaboradores.

“A instalação da nova fábrica em Bonito complementa a atuação da Yazaki no Mercosul e reforça a confiança em nossa região. Destacamos a importância das pessoas que estão se dedicando a construir mais esse capítulo de sucesso na história da empresa. Mais uma vez a Yazaki cumpre seu papel de contribuir com a sociedade e apoiar o desenvolvimento dos locais onde se instala”, declarou Lázaro Figueiredo, presidente da Yazaki Mercosul.

A nova planta ocupa área total de 100 mil m², no Agreste de Pernambuco. Gera cerca de 800 postos de trabalho e irá atender 100% da planta da Stellantis-Jeep, da planta de Goiana, na Região Metropolitana do Recife.

“A chegada da Yazaki é um evento de grande importância para a Stellantis e para Pernambuco, pois representa o avanço de um processo virtuoso de industrialização e de desenvolvimento econômico e social combinados. Desde o início do nosso projeto de instalação do Polo Goiana, uma das prioridades foi a consolidação de uma cadeia local de fornecedores. Isso representa competitividade para toda a cadeia de valor, compensando o fato de nossa localização estar longe das regiões mais industrializadas”, analisa Juliana Coelho, Plant Manager do Polo Automotivo Goiana.

Resultado de um projeto moderno, a nova fábrica foi desenhada para proporcionar mais segurança e conforto aos colaboradores e qualidade superior aos produtos. Para dar início às primeiras linhas de produção, os colaboradores com função de multiplicadores realizaram treinamentos intensivos em outras unidades da Yazaki no Brasil.

“A inauguração de uma fábrica com a dimensão que tem a Yazaki vem reiterar a confiança que o empresariado nacional e internacional tem depositado em Pernambuco, tanto em relação à nossa economia quanto na capacidade de trabalho do nosso povo. Para a cidade de Bonito, e para a região Agreste como um todo, a Yazaki representa um futuro com mais emprego, mais renda e mais chances de crescimento profissional para os trabalhadores. Estamos plenamente confiantes quanto ao absoluto sucesso desse grande empreendimento”, afirmou o governador de Pernambuco, Paulo Câmara, presente na cerimônia de inauguração, que contou com o prefeito de Bonito, Gustavo Adolfo, e outras autoridades da região.

A Yazaki iniciou sua produção no Mercosul em 1996 com a inauguração da fábrica de Escobar, na Argentina. Desde então, estabeleceu plantas nas cidades de Tatuí (SP), Irati (PR), Santo Antônio da Platina (PR), Nossa Senhora do Socorro (SE), Matozinhos (MG), Las Piedras (Uruguai), Colônia (Uruguai) e Mariano Roque Alonso (Paraguai). Possui também quatro escritórios comerciais no Brasil.

Além dos chicotes elétricos, a Yazaki atende seus clientes com soluções de distribuição e controle de energia, conectores, sensores e displays automotivos. Em suas plantas, promove treinamentos e programas corporativos para seus colaboradores e desde 2020 é certificada pela GPTW como uma excelente empresa para se trabalhar.

Mais sobre a Yazaki – O Grupo Yazaki desenvolve e fabrica chicotes elétricos, além de uma série de produtos para o setor automotivo. A multinacional de origem japonesa foi fundada em 1941 e está presente em 45 países e regiões. É líder mundial, com aproximadamente 240 mil colaboradores no mundo, e lidera também no Mercosul, onde atua desde 1996 e emprega atualmente cerca de 12 mil pessoas. Desde a sua criação, o Grupo Yazaki se dedica a conduzir seus negócios através de sua política corporativa, se firmando como uma empresa comprometida com o mundo e necessária à sociedade.