Agenciamento de carga aérea tem queda no mundo, mas preços compensam mercado. Confira o TOP 25 dos Freight Forwarders.

A Kuehne+Nagel (K+N) no ano passado ampliou sua liderança sobre a DHL como o agente de carga aérea com maior movimentação do mundo, enquanto as condições de mercado afetaram os volumes gerais desse grupo (veja gráfico no final do artigo).

Os 25 principais agentes de carga aérea viram os volumes totais caírem 6,3% ano a ano em 2022, para 16,9 milhões de toneladas, à medida que os lockdowns continuaram na China, a guerra na Ucrânia pressionou as cadeias de suprimentos e a inflação começou a afetar os gastos do consumidor.

No entanto, nem tudo foram más notícias para o setor: as receitas e os lucros dos forwarders foram impulsionados pelos altos preços contínuos que mais do que compensaram as quedas de demanda.

Enquanto o top 25 geral viu a demanda cair, o principal agente de carga aérea K+N contrariou a tendência de queda, ao relatar um aumento de 0,5% na demanda, para um recorde de 2,2 milhões de toneladas.

Nos primeiros cinco meses do ano, as comparações anuais do principal agente de carga aérea foram impulsionadas pela inclusão da Apex Logistics, que começou a ser incluída nos resultados de maio de 2021, após sua aquisição pela K+N.

No entanto, à medida que o ano avançava, os volumes de frete aéreo da K+N foram cada vez mais afetados pelo desempenho geral do mercado e, no quarto trimestre, a demanda caiu 15% em comparação com um ano antes.

A segunda colocada DHL Global Forwarding viu seus volumes de carga aérea caírem 9,3% ano a ano no ano passado, para 1,9 milhão de toneladas, refletindo as condições de mercado – estima-se que o mercado geral de agenciamento de carga aérea tenha diminuído cerca de 10% no ano passado.

A controladora Deutsche Post DHL disse em seu relatório anual que o mercado foi caracterizado pela volatilidade em 2022 e que os volumes desaceleraram ao longo do ano, em linha com o desenvolvimento do ambiente macro.

A DSV, terceira colocada, foi outra empresa a se beneficiar das aquisições, já que seus volumes aumentaram 3,1% ano a ano, para 1,6 milhão de toneladas. A melhoria de volume se deve à inclusão dos resultados da Agility Global Integrated Logística (Agility GIL), que a empresa comprou em 2021 (após aquisições da UTI e Panalpina).

A empresa que registrou o maior aumento na demanda no ano foi a CEVA Logistics, de propriedade da CMA CGM, já que seus volumes aumentaram 9,7%, para 520.000 toneladas, após uma série de aquisições.

Durante o ano, a empresa comprou a Gefco, a Spedag Interfreight, o antigo negócio de Commerce & Lifecycle Services da Ingram Micro e a Colis Privé, um provedor de última milha com sede na França.

Outra mudança notável na lista é a entrada da Maersk Logistics na 25ª posição.

O forwarder de propriedade da AP Moller Maersk viu seus volumes crescerem por meio de uma série de aquisições, incluindo Senator International, Pilot Freight Services e LF Logistics.

Confira o GRÁFICO ABAIXO: