De frutas à Fórmula 1: Viracopos passa dias cheios na carga aérea

Os carros e equipamentos para o Fórmula 1 Rolex GP de São Paulo 2023 começaram a desembarcar no país na tarde desta quarta-feira (25), dia 25/10, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), que é aeroporto oficial do evento. Ao todo serão aproximadamente 600 toneladas transportadas por oito aeronaves Boeing, sendo 4 modelos B744, dois modelos B777 e dois B748.

O primeiro voo, vindo dos EUA, pousou em Viracopos no início da tarde desta quarta-feira (25/10), às 12h10, marcando o início oficial da 21ª operação consecutiva de desembarque e embarque de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1 por Viracopos.

Além deste voo que chegou hoje, serão mais sete voos seguidos de chegada de equipamentos no Terminal de Carga nos dias 30 e 31/10. Neste primeiro voo, chegaram equipamentos de som, imagem e iluminação. Os próximos sete voos trarão os carros e demais equipamentos das equipes.

Na saída dos equipamentos do país também serão oito voos, que vão decolar nos dias 06/11, 07/11 e 08/11 com destino à Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.

 

Operação especial – Viracopos montou uma operação especial para agilizar o processo. Os carros da F1 e os equipamentos serão transportados em comboios de carretas para Interlagos. O primeiro comboio, com os equipamentos do primeiro voo, já seguiu na tarde desta quarta-feira (25/10) para a capital paulista.

Toda a operação envolve pelo menos 100 pessoas de diversas áreas do aeroporto, incluindo órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e empresas contratadas para o transporte e a logística da operação. Estão previstas pelo menos 100 viagens de carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos oito voos até São Paulo.

“A chegada dos equipamentos da Fórmula 1 representa um marco importante para Viracopos, reforçando nossa posição como um dos principais aeroportos de carga do país. Estamos sempre comprometidos em garantir uma operação eficiente e segura para o sucesso do evento” disse a Diretora Comercial de Viracopos, Maria Fan.

 

Hub de exportação de frutas – na sua diversidade de operações cargueiras, o Terminal de Carga (TECA) do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), cada vez mais se consolida com um hub aéreo para a exportação de frutas. Nas últimas semanas, três voos com aproximadamente 300 toneladas de frutas deixaram o Brasil rumo a países da Europa e África.

De acordo com levantamento realizado pela Gerência Comercial de Carga, os principais países importadores das frutas originadas do Brasil em 2022 a partir de Viracopos, em peso, são: Portugal, Países Baixos, Alemanha, Reino Unido, Espanha, EUA, França, Coréia do Sul, Polônia, Luxemburgo, Bélgica e países do continente africano.

Conforme os dados obtidos pela Gerência Comercial de Cargas, em 2022, o volume de frutas exportado pelo Brasil chegou a 981 mil toneladas. Com isso, aproximadamente 13% de todas as frutas exportadas pelo Brasil passam pelo Terminal de Carga de Viracopos.

Nas últimas três semanas, por exemplo, foram três voos charters com 100 toneladas de frutas em cada aeronave. Dois dos voos levaram, cada um, 100 toneladas de manga para a África, na cidade de Acra, capital do Gana, localizada na costa atlântica da África Ocidental.

Entre as frutas mais exportadas pelo Brasil estão: maçã, uva, banana, mamão, manga, melancia, melão e limão (veja gráfico abaixo). Já as frutas mais exportadas por meio do TECA de Viracopos estão: manga, mamão e abacate.