Elog utiliza solução TOTVS para gerenciar recintos alfandegados
Um dos principais operadores logísticos do Brasil concentra um de seus processos essenciais de conformidade à legislação, segurança da informação e atendimento ao cliente na solução SARA
O sistema SARA (Sistema de Armazenagem para Recintos Alfandegados), que nasceu da parceria entre a Elog, um dos maiores operadores logísticos do país, e a TOTVS, líder no desenvolvimento de software de gestão na América Latina, tornou-se responsável pelo gerenciamento das operações nos recintos alfandegados da empresa, que está presente nos principais corredores de importação e exportação do Brasil. Desenvolvido dentro da estrutura da companhia logística há mais de 15 anos, o SARA passou a fazer parte do portfólio da TOTVS em 2007, reunindo a ampla experiência e especialização de dois dos maiores players dos segmentos. Desde então, o trabalho segue em conjunto para consolidar uma tecnologia 100% dedicada ao atendimento deste nicho do mercado.
Com atuação em toda a cadeia logística, a Elog concentra as mais diversas peculiaridades que um recinto alfandegado pode ter no Brasil, desde tratativas pontuais de fronteiras, regimes de importação, de exportação e controle aduaneiro de interior para portos secos, até mesmo as especificidades da Receita Federal para o porto de Santos. Todos esses processos ocorrem via SARA, solução especializada no atendimento à multidisciplinaridade da legislação aduaneira. As informações são tratadas de forma segura, gerenciando, inclusive, os dados dos clientes consultados pelos órgãos federais, que somam milhões de dólares em cargas de alto valor agregado. A veracidade e qualidade de tudo o que é provido pelo sistema é fundamental para a manutenção dos serviços da Elog, bem como para a sua adequação às exigências da Constituição.
O trânsito aduaneiro da Elog na Tríplice Fronteira, por exemplo, entre Brasil, Argentina e Paraguai, é controlado em conjunto pela Receita e Polícia Federal. Existem prazos específicos para o percurso do caminhão, desde a sua saída, na Ponte da Amizade, até chegar a território nacional. Quando o veículo não percorre o trajeto dentro do tempo permitido, o monitoramento realizado pelo SARA, automaticamente, indica as ações que devem ser tomadas, como a entrega de relatórios de divergência de tempo para o órgão competente. O objetivo é assegurar que todas as operações ocorram em conformidade com a lei e dentro de um controle de mercadorias preciso e dinâmico.
Outro importante processo gerenciado pela solução é o atendimento ao cliente. Como todas as cargas são rastreadas dentro do SARA, o cliente consegue visualizar as etapas percorridas pela mercadoria, a data de entrada, o tempo que ficou com a Elog, a passagem na Receita Federal, se precisou ser submetida à vistoria do Ministério da Agricultura ou da ANVISA, os valores, seguros, enfim, um extrato de todas as informações dos seus contêineres. O SARA garante total controle dentro do armazém alfandegado, com rastreabilidade dos veículos nos pátios, assegurando, assim, que todas as operações ocorram de forma segura e transparente.
Além do SARA, a Elog também utiliza a solução de gerenciamento de transportes da TOTVS, o TMS (do inglês, Transportation Management System), que integra o controle do centro de distribuição para alocar cargas. Todo veículo que sai da Elog tem uma documentação oficial e a emissão das informações de conhecimentos de transportes, bem como todo o fluxo operacional nesta etapa, são realizados com o TOTVS TMS, atendendo às necessidades da ponta dos negócios da operadora logística com a garantia da robustez do sistema.
“Com um desenvolvimento em parceria com a TOTVS, utilizamos a solução de gerenciamento de recintos alfandegados preparada para atender às particularidades do nosso negócio. Por meio do controle proporcionado pela tecnologia, focamos a nossa atenção em fornecer ao mercado uma plataforma que sintetiza serviços de logística integrada para atender aos nossos clientes de forma abrangente”, diz Rogério de Souza, gerente de Sistemas Logísticos da Elog.
Para Vladimir Michels, diretor do segmento de Distribuição e Logística da TOTVS, o trabalho com a Elog uniu a experiência em legislação da operadora logística, Knowhow da operacionalização e tratativas aduaneiras à capacidade de prover tecnologia de ponta e capilaridade de suporte operacional da TOTVS. “Enxergamos essa aliança como um importante indicador de que consolidamos uma oferta única no mercado, com o aval de novos projetos em desenvolvimento e uma constante atualização da solução para atender às especificidades deste nicho do mercado”, finaliza o executivo.