Logística e Segurança na importação de Agroquímicos são as apostas da Luftwege para crescer 100% neste setor em 2024
Agroquímicos ou Defensivos Agrícolas são substâncias essenciais usadas no setor agro para proteger os cultivos do ataque de pragas e doenças. O Brasil é líder nas importações de agrotóxicos. Foram 283 mil toneladas importadas durante o ano de 2022, segundo o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O mercado de produtos para proteção de cultivos movimentou cerca de US$ 20 bilhões no Brasil durante a temporada agrícola de 2022/23, segundo a Consultoria Kynetec. De acordo com o estudo, esse resultado representou um crescimento de 43% na comparação com o ciclo 2021/22, quando alcançou aproximadamente US$ 14 bilhões. A disparada nas vendas acompanhou o aumento da área plantada no Brasil, que atingiu 90 milhões de hectares no período.
Atenta aos números e com expertise no mercado, a LUFTWEGE – operador logístico de serviços de comércio exterior com origem no Despacho Aduaneiro – tem trabalhado para atingir a expressiva marca de crescer 100% no setor de Agroquímicos em 2024.
Colheita e Tratamento do solo – Criada em 1993, ou seja, há mais de 30 anos no mercado, a empresa se especializou na Consultoria para as empresas que desejam importar produtos ou insumos deste segmento. O primeiro semestre naturalmente é o período de colheita, todavia, já a partir do início do segundo semestre ocorre um aumento gradativo nas importações, pois este é o momento de preparar o solo para o cultivo e, consequentemente, o início das importações de agroquímicos. “Neste período essas operações chegam representar 45% a 60% de nossos negócios”, revela Rogério Grecchi, diretor da LUFTWEGE.
Segurança Ambiental – Outra variável importante é a segurança. A Lufwege monitora suas operações para colaborar com o combate a crimes agrícolas e ambientais. A empresa está atenta às ações internacionais para o combate do mercado de insumos agrícolas ilegais. “Estamos aptos para atender os clientes nos principais portos, aeroportos e fronteiras secas do Brasil”, lembra Grecchi, que também é Vice-Presidente do SINDASP, Entidade que representa os Despachantes Aduaneiros em SP.
A LUFTWEGE oferece ainda soluções logísticas que possam diminuir os custos das operações de importação, a exemplo de Terminais, Transportadora, Agentes de Carga, além de ofertar assessoria auxiliando nas descrições de mercadorias, conferência, aprovação de documentos e contato com fornecedores no exterior. “Nossa previsão de crescimento é muito boa, principalmente porque nossos clientes comentam positivamente sobre nosso trabalho, não só no dia a dia, mas em todo suporte que oferecemos para empresas já estabelecidas no mercado e para as que estão iniciando. Estamos trabalhando forte para que possamos atingir a meta de 100% de crescimento em 2024”, finaliza Grecchi.