Novos serviços e desafios para 2023

Viracopos trouxe boas novidades em 2022 aos usuários da carga aérea.

Uma delas foi que se destacou como o primeiro aeroporto do Brasil a disponibilizar o novo serviço de destruição, em solo brasileiro, de embalagens e suportes de madeira (paletes) que acompanham cargas importadas e que não possuem carimbo ou atestado válido de tratamento fitossanitário. Com isso, as empresas importadoras terão os processos mais agilizados e terão os custos reduzidos em até 50%, facilitando o trânsito para o comércio exterior a partir do TECA (Terminal de Carga) de Viracopos.

Além dos ganhos de tempo e da redução de custos, os resíduos das madeiras destruídas serão enviados para algumas indústrias para a utilização como biomassa em fornos industriais. A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, administradora do aeroporto, também espera atrair mais clientes importadores por causa da nova solução, que vai simplificar a operação das empresas

 

Unitização na Exportação – Outra frente foi a unitização de cargas de exportação para calçados e tecidos, este último produto alavancado pela cidade vizinha ao aeroporto de Campinas: Americana, cidade das grandes indústrias fabris.

Mais um novo produto, Viracopos implantou um programa que ofereceu atendimento prioritário para as empresas aéreas cargueiras que forneçam, com antecedência, informações precisas e corretas dos seus voos: o FAST LANE. O objetivo é o de reduzir em até 50% o tempo de desembarque e embarque de cargas internacionais pelo Terminal de Carga.

O Programa Fast Lane oferece um atendimento diferenciado às empresas aéreas cargueiras, premiando sua assiduidade e previsibilidade por meio do processamento prioritário dos voos. Ou seja, as empresas que informarem com antecedência e precisão os dados de voos terão benefícios de atendimento diferenciado.

 

Desafios e Perspectivas 2023 – Mota definiu como dois desafios para o ano que se inicia. A Capacidade x Sistema de Gestão WMS nos armazéns e a melhoria no sistema de tarifação.

 “Além de todas as suas premiações regulares em diversas áreas avaliadas, Viracopos seguirá também com sua vocação no atendimento a grandes projetos. Os exemplos se repetem ano a ano, como as operações da Fórmula 1, Grandes Shows e o grande case de sucesso que foi o tratamento diferenciado na chegada de mais 240 milhões de doses de vacina da Covid, desde o início da pandemia”, avaliou Mota.

Foram investidos R$ 15 milhões em 2022. “Para 2023, a expectativa é a de seguir com aportes na casa de R$ 20 milhões de reais, destinados, nesta oportunidade futura, para as pistas de pouso e taxiway”, explicou Mota.

 Ainda para 2023, Mota não crê em crescimento significativo e Viracopos. “As operações devem se normalizar com a recuperação do setor marítimo e a retomada da capacidade de porão das aeronaves de passageiros para o transporte de carga aérea”, prevê Mota.

Em 2023, não ocorrerão mudanças sobre o processo de relicitação em curso. O Governo Federal adiou o processo de Viracopos para julho de 2024.