Prêmio Viracopos de Logística será nesta quinta(10) com 280 empresas concorrendo em diversas categorias
Inspirado no “Troféu Fênix” e no “Destaque Cadeia Logística”, criados pela INFRAERO em 2000 e 2004, respectivamente, “Prêmio Viracopos de Excelência Logística” chega em sua 10ª edição nas mãos da ABV
Reconhecido como um dos eventos mais importantes do Brasil para o comércio exterior, o Prêmio Viracopos Excelência Logística chega à 10ª edição no próximo dia 10 de novembro e prepara uma programação especial com uma palestra sobre economia, apresentação musical e uma série de premiações, além de homenagens às pessoas e empresas que demonstram altos níveis de eficiência na logística de cargas no Terminal Cargueiro.
Concorrem em 2022: 151 Empresas Importadoras, 30 Agentes de Carga, 41 Comissárias de Despachos Aduaneiros, 47 Transportadores Rodoviários e 11 Cias. Aéreas.
Depois de dois anos, o evento voltará a ser totalmente presencial e acontece no Royal Palm Hall, em Campinas (SP). O prêmio também lançará uma nova marca, a VCPEX, que compõe a logo do Prêmio.
Realizado pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, o Prêmio reconhece e estimula a eficiência de empresas e de sua cadeia prestadora de serviços no comércio exterior. Neste ano, o evento será aberto às 16h com a palestra do economista Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus.
Troféu Fênix e Homenagem – Originalmente, batizada de Troféu Fênix, a premiação nasceu em Viracopos, no ano 2000, nas mãos de Carlos Alberto Cardoso Alcântara, Gerente de Carga Aérea da Infraero à época. Outra premiação Destaque Cadeia Logística Viracopos – com a primeira edição ocorrida em 2004, também inspirou o formato atual, e que deu lugar ao Prêmio Excelência Logística, também sob coordenação de Alcântara, desta vez em 2013, enquanto Assessor de Relações Institucionais da concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), ele que também foi Superintendente local pela Infraero. Embora não pertença mais aos quadros da ABV, Alcântara receberá uma homenagem como idealizador do Prêmio no atual formato.
O prêmio foi relançado no dia 28 de junho de 2013, desta feita com o nome “Prêmio Viracopos Excelência Logística”, com o mesmo objetivo original de destacar a performance logística das empresas atuantes no comércio exterior pelo Terminal de Carga do Aeroporto de Campinas.
Em 2022, concorrem ao Prêmio Viracopos 151 Empresas Importadoras, 30 Agentes de Carga, 41 Comissárias de Despachos Aduaneiros, 47 Transportadores Rodoviários e 11 Companhias Aéreas. Também há premiações especiais para o Destaque Exportador e para o Destaque Despachante Aduaneiro.
Todas as 151 empresas importadoras concorrentes figuraram no Ranking de Eficiência Logística no período avaliado, que vai de agosto de 2021 a julho de 2022. Estas empresas disputaram premiação em 10 segmentos: Automotivo, Diversos, Farmacêutico, Metalmecânico, Regime Especial TC-1, Tecnologia e Regime Especial TC-6 para Automotivo, Diversos, Metalmecânico e Tecnologia.
Em sua 10ª edição, o Prêmio se consolida como um dos eventos mais importantes do Brasil na área de logística de cargas. A cadeia logística nacional deste setor já identifica na premiação uma oportunidade de ter a qualidade e a agilidade da empresa reconhecida pelo mercado.
“O Prêmio Viracopos Excelência Logística completa dez anos, assim como a concessionária, e já é reconhecido como um dos mais importantes eventos do setor de comércio exterior. A premiação visa estimular o desempenho das empresas, promovendo a melhoria contínua de suas atividades. Reconhecer o bom trabalho das empresas é um incentivo fundamental para melhorar a cada dia a eficiência de toda a cadeia logística”, disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.
A apuração dos resultados passa por auditoria externa independente da Grant Thornton e conta com o apoio institucional do CIESP Campinas. O VCPEX terá o patrocínio das empresas NEOOH, Orbital e parceria da Unimed Campinas.