Receita Federal e Iniciativa Privada discutem soluções para as Aduanas Paulistas em “COLFAC Transversal”

Iniciada em 2018, a COLFAC ocorre hoje em 29 unidades da Receita Federal no Brasil, com o propósito de aproximar a instituição dos usuários do comércio exterior. Em sua 3ª edição, a Receita Federal na 8ª Região reuniu suas principais alfândegas no encontro intitulado “COLFAC Transversal”. Realizado na tarde da última quarta-feira, 16 de outubro, em São Paulo, o evento contou com a participação de órgãos públicos como a ANVISA, o MAPA, o IBAMA e a SEFAZ, além de representantes da iniciativa privada, incluindo a SINDUSFARMA (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos), a AER (Associação das Empresas Usuárias de RECOF e OEA) e a APRA BR (Associação dos Operadores de Recintos Alfandegados de Zona Secundária do Brasil) que atuaram em parceria com o organizador SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo.

O SINDASP esteve representado pelo presidente Elson Isayama, que compôs a mesa inicial. Também marcaram presença o Vice-Presidente, Rogério Grecchi, o Diretor de Marketing Institucional, Marcelo de Castro, o Diretor e ex-presidente Marcos Farneze, além da Equipe de Projetos com Yuri Ferreira e Larissa Fernandes. Em sua intervenção na abertura, Isayama agradeceu a presença de todos e destacou a relevância da DUIMP (Declaração Única de Importação) para o estado de São Paulo, responsável por 53% do comércio exterior brasileiro.

A Superintendente da 8ª Região Fiscal, Márcia Meng, por sua vez, enfatizou a força econômica de São Paulo, que abriga os maiores equipamentos de infraestrutura do país, como o Aeroporto de Viracopos, o Aeroporto de Guarulhos e o Porto de Santos. “Experiências positivas daqui podem ser implementadas no restante do Brasil. É no comércio exterior que o país cresce”, afirmou Meng, ressaltando o momento de transformações e a importância das parcerias.

A Mesa de Abertura contou ainda com nomes de expressão do mercado, como Adriana Matone Ejchel, da Divisão de Administração Aduaneira – DIANA da 8ª região fiscal da RFB e Amanda Martha Lima Dutra, Coordenadora da COINT Coordenador de Controle de Intervenientes no Comércio Exterior da Coordenação-Geral de Administração Aduaneira da RFB, Elisa Boccia da ANVISA e Celso Gabriel Nascimento do Vigiagro Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Ao longo do dia, o evento foi enriquecido por apresentações dinâmicas, debates instigantes e uma interação produtiva entre os participantes, com destaque às autoridades dos intervenientes presentes. No primeiro painel da tarde, os delegados das principais Alfândegas de SP participaram. Foram eles: Camilo Pinheiro Cremonez – ALF/VCP, José Paulo Balaguer – Delegado da ALF/SPO, Zenilson Ferreira Alves Junior – Delegado da SECEX SP, Felipe Pinheiro Tomé, representando o Delegado da Alfândega de Guarulhos e Richard Fernando Amoedo Neubarth – Delegado da Alfândega de Santos, que discorreram sobre cada uma de suas unidades.

Na sequência, mais um painel de destaque foi apresentado por renomados interlocutores, como Celso Gabriel Nascimento, do MAPA – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Elisa Boccia da ANVISA, Roger Souto Trubiene e Thiago Gomes de Barros, ambos da SEFAZ – SP e Elói Venturini, do IBAMA, além da intervenção de Rafael Otoni, do Vigiagro MAPA, este último de forma remota.

No encerramento, o Superintendente Adjunto, André Martins, incentivou as empresas a investirem na capacitação e estruturação do Catálogo de Produtos. “Dediquem tempo ao Catálogo de Produtos. É uma ferramenta formidável, embora desafiadora. Procurem a Receita Federal para esclarecimentos sempre que necessário”, aconselhou Martins.

Para finalizar, André Martins convidou todos a apoiarem uma iniciativa pioneira do SINDASP voltada para a sustentabilidade no comércio exterior. O tema “Aduanas Verdes”, liderado pela World Customs Organization (WCO/OMA) e alinhado à Agenda 2030 da ONU, será o foco de um evento online que acontecerá no dia 24 de outubro, das 17h às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal do SINDASP no YouTube.

Com informações: Informativo UH / SINDASP