Receita Federal e Secex cravam início do CCT aéreo para julho, em evento do SINDASP
Conforme divulgado pelo informativo “Última Hora” do SINDASP, foi realizado na manhã desta terça-feira, dia 31/01, mais um evento de conteúdo do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo. O movimentado encontro em comemoração do “Dia do Comércio Exterior” (ocorrido no último dia 28/01), trouxe novidades ao setor de comércio exterior.
Três importantes apresentações marcaram o encontro. A Receita Federal esteve representada pelos Gerentes do Portal Único de Comércio Exterior Tiago Barbosa e Alexandre Zambrano. Já a Associação Internacional ASAPRA (Asociación Internacional de Agentes Profesionales de Aduana) marcou presença através de seu Presidente Nelson Brens.
Elson Isayama, Presidente SINDASP (Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo) abriu o evento e enalteceu a presença dos palestrantes e agradeceu aos dirigentes da Receita Federal, Jackson Corbari, Subsecretario de Administração Aduaneira da Suana e de Tatiana Prazeres, Secretária de Comércio Exterior da SECEX / MDIC, que cedeu os servidores da RFB para o evento.
Alexandre Zambrano abriu os debates e revelou que o Portal Único é um dos Projetos prioritários e estratégico da Presidência da República. Destacou grande avanços na área de exportação e, a partir de agora no processo de Importação, ao divulgar o cronograma previsto, aprovado pela Comissão Gestora em dezembro, com destaque para a implantação até julho do CCT Aéreo que substituirá definitivamente o Sistema Mantra em voos regulares, com a meta de ganhos de até 80 % no tempo médio na liberação de cargas.
Por sua vez, Tiago Barbosa, Coordenador-Geral de Projetos Estratégicos da SECEX (Secretaria de Comércio Exterior), Gerente do Programa Portal Único de Comércio Exterior, destacou o cronograma do Portal Único até 2026, e enalteceu a participação do SINDASP e da FEADUANEIROS nas contribuições de melhorias dessa implantação, no que tange a facilitação do comércio exterior brasileiro, contribuindo para se atingir processos cada vez mais céleres e seguros.
A última intervenção foi de Nelson Brens, Presidente da ASAPRA, que destacou os Despachantes Aduaneiros e o Comércio Exterior: perspectivas 2023 na América Latina. Brens destacou o plano da ASAPRA, que tem como objetivo geral consolidar a Entidade como o organismo de referência da Organização Mundial de Aduana e para as autoridades aduaneiras de todos os países membros, a fim de contribuir no desenvolvimento competitivo dos sistemas aduaneiros da região, gerando maior vínculo institucional e utilidade prática dos despachantes, corretores de aduana e agentes aduaneiros da Iberoamérica diante dos diferentes desafios.
“O SINDASP segue promovendo encontros do gênero, buscando a atualização da categoria dos Despachantes Aduaneiros. Hoje, os avanços anunciados são motivos de comemoração pelo mercado de comércio exterior”, encerrou Elson Isayama, Presidente do SINDASP.
Em abril, por ocasião das comemorações do “Dia do Despachante Aduaneiro”, o SINDASP promoverá o evento “Desembaraça SP”, com uma semana de debates de 24 a 28 de abril de 2023.
Fonte e Informações: Última Hora SINDASP – www.sindaspcg.org.br