SINDASP marcou presença no maior evento mundial da OMA ocorrido no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro (RJ) sediou a “World Customs Organization’s Technology Conference & Exhibition 2024”, de 12 a 14 de novembro. O maior evento da Organização Mundial das Aduanas (OMA) contou com a presença do SINDASP, que esteve representado pelo seu Presidente Elson Isayama, pelo Vice-Presidente Rogério Grecchi, e pelos diretores Antonio Ferreira e Marcelo de Castro.

Ao final do Encontro, o Presidente Elson Isayama fez questão de nominar os agradecimentos. “Finalizado mais um evento com a honra de representar o SINDASP e os Despachantes Aduaneiros, fico no dever de somente agradecer e enaltecer a iniciativa. Primeiramente, em nome do SINDASP, gostaria de parabenizar a Receita Federal pela excepcional organização e cuidado com todos os detalhes desse importante evento. Parabenizo também a OMA (Organização Mundial de Aduanas) pela escolha do Brasil e pelos temas relevantes que trouxeram para discussões. Agradeço a ASAPRA não somente pelo reconhecimento, mas pela força de sua representatividade, trazendo seus associados de toda América, Portugal, Espanha e nossos irmãos Africanos de língua portuguesa, gerando uma maravilhosa troca de experiências com todos. Por fim, à FEADUANEIROS pela união de todos os Sindicatos na busca da melhoria de nossa profissão”, destacou Isayama.

O evento cumpriu seu objetivo de explorar como a inovação e a tecnologia podem apoiar as Alfândegas no desempenho de suas funções de facilitação do comércio, proteção da sociedade e arrecadação de receitas, ao mesmo tempo em que colocam as pessoas no centro do processo de transformação digital.

Além de participar deste momento significativo, durante a WCO TECH 2024 , o SINDASP assistiu durante o Encontro um estudo preliminar conduzido por sua equipe de projetos, liderada por Yuri Ferreira, em colaboração com a ASAPRA, apresentado no painel número 7. Este trabalho, que aborda o uso das “Ventanillas Únicas” na América Latina, representa um passo importante para a integração aduaneira regional.

Com grande orgulho, o SINDASP acompanhou também o reconhecimento concedido pela equipe do secretariado da WCO a um dos diretores do SINDASP, Marcelo de Castro, pela contribuição à comunicação institucional, reforçando o papel fundamental da colaboração público-privada para o progresso aduaneiro global.

O SINDASP segue comprometido em construir pontes e soluções para um comércio exterior mais eficiente e integrado. “Por último, agradecemos a presença de todos os participantes que elevaram ainda mais o nível do evento com discussões, interações e, seguramente, com a construção de melhores ideias para cada vez mais desenvolvermos um comércio exterior célere, seguro e previsível. Aguardamos ansiosamente os próximos encontros”, finalizou Isayama.