Dica da Semana RIYAD – Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo

Saboroso carré de cordeiro ao pesto amarelo. Acompanha arroz árabe.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!

ABEEólica será uma das atrações do “Logística & Sorocaba”

eolica finalDesafio na Logística da “Carga de Projeto” será um dos debates do evento em palestra da Associação Brasileira de Energia Eólica. Porto de Santos, Elog, Aurora Eadi e V.Santos são patrocinadores.

Na contramão da crise, a Região Metropolitana de Sorocaba(RMS) revela números animadores para quem trabalha com o mercado de importação, exportação e movimentação de carga.

A região responde por aproximadamente R$ 50bi na soma do PIB, e somente o município de Sorocaba atinge cerca de R$ 20 bilhões em exportação e importação. Anúncios recentes como a expansão da produção da Toyota, o superávit de vagas de trabalho e o aumento de quase 40% nas exportações de março de 2015, animam os players de comércio exterior na região.

Neste cenário, no dia 29 de maio, será realizado o Road Show “Logística & Sorocaba”, para profissionais que já atuam no mercado ou ainda para aqueles que desejam incrementar ou iniciar suas exportações. O evento no formato Road Show levará sempre conhecimento e novas tecnologias para grandes cidades do interior paulista, que hoje não contam com esse tipo de encontro.

Fórum de Debates e Exposição – Importantes nomes já estão confirmados para os debates. Um dos temas de destaque será a logística das cargas de gigantes dimensões, as chamadas “cargas de projeto”. A região abriga grandes empresas de produção de pás e acessórios para parques de geração de energia eólica. O diretor técnico da ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), Sandro Yamamoto, terá palestra em um dos painéis do encontro abordando o assunto.

Outra novidade será que pela primeira vez o Porto de Santos, o maior da América Latina, levará seus produtos, serviços e executivos para um contato próximo com os clientes da região. “O Porto de Santos terá um espaço para receber seus convidados no evento. Seu principal objetivo será o de se aproximar deste importante mercado para saber quais são os anseios e sugestões de seus clientes”, lembra Nilo Peralta, diretor da GP A+, organizadora do encontro.

SERVIÇO – Fórum de Debates | Exposições | Novas Tecnologias | Networking

“LOGÍSTICA & SOROCABA” – Encontro de Comércio Exterior de Sorocaba e Região (www.roadlogshow.com.br)

Data: 29 de maio de 2015

Horário: 09h às 21h

Local: Parque Tecnológico de Sorocaba

Entrada Franca e Estacionamento Gratuito – Credenciamento no site www.roadlogshow.com.br

Informações (19) 3383-3555 ou www.roadlogshow.com.br

Exportações em Sorocaba crescem 39,6% em março

rio-grd-okO resultado é o melhor dos últimos cinco meses no mercado local
As exportações da indústria sorocabana cresceram 39,6% em março deste ano, na comparação com o mês anterior, obtendo o melhor resultado dos últimos cinco meses. A venda de produtos para o mercado externo, no último mês, também superou o resultado de março de 2014 em 5%. Em valores monetários, a cidade exportou US$ 118.139.953 em março. Em janeiro e fevereiro, o montante foi de aproximadamente US$ 85 milhões ao mês em exportações. A crise que afeta o Brasil foi o que influenciou o aumento das vendas da indústria para o exterior. Os números da balança comercial são do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

Devido ao resultado inferior dos dois primeiros meses de 2015, as exportações da indústria de Sorocaba somam US$ 287.788.478 no acumulado. No mesmo período do ano anterior, o montante era de US$ 346.656.973.

Principal país de destino dos produtos da indústria de Sorocaba, a Argentina tinha importado US$ 145.935.866 no primeiro trimestre de 2014. Já no acumulado desse ano, US$ 102.565.392 em mercadorias tiveram o país vizinho como destino. Os números apontam queda de 29,7%. Já a exportação para a Alemanha cresceu 106%, passando de US$ 12.228.029 para US$ 25.286.668 em produtos.

Importações – Em março, as importações feitas pela indústria local também aumentaram. Ao todo, a cidade importou US$ 217.020.517 em insumos no último mês, resultado 20% superior ao de fevereiro. Naquele mês, as importações haviam somado US$ 180.731.627.

Recuperação –O resultado da balança comercial em março deve ser comemorado, segundo o economista Lincoln Lima, professor da Universidade de Sorocaba (Uniso), porque desde setembro do ano passado não havia crescimento do valor exportado. No entanto, ele alerta que é preciso acompanhar o comportamento das exportações nos próximos meses para verificar se a tendência vai ser de crescimento. Lima avalia que operações isoladas de algumas grandes empresas também podem ter alavancado as exportações no mês passado.

A crise que afeta o País, além disso, também exerce influência sobre o aumento das exportações, ressalta o economista. Para ele, a crise “força as empresas a procurarem demanda externa pelos nossos produtos”. Esse fator, aliado aos afeitos da desvalorização cambial, que aumenta a competitividade dos produtos brasileiros no exterior, são os fatores que explicam a recuperam das exportações de Sorocaba.

Embora ressalte que as exportações em janeiro e fevereiro foram inferiores à média histórica para esses meses em Sorocaba, a recuperação de março indica que “esse setor pode ser um grande impulsionador para a economia de Sorocaba em 2015”, afirma Lima. O aumento das importações em 20%, nesse mesmo período, atestam que as exportações devem aumentar, conclui o economista da Uniso.

Fonte; Jornal Cruzeiro do Sul – Sorocaba

 

Após 10 anos congeladas, tarifas do Porto de Santos serão reajustadas em 31,7%

3289PEQAs tarifas do Porto de Santos, que estavam congeladas há 10 anos, serão reajustadas em 31,7% nos próximos dias. A informação é da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), órgão regulador do setor, que aprovou o aumento na última segunda-feira e deve publicar uma resolução autorizando a correção nos pr´ximos dias após a publicação no Diário Oficial. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), a Autoridade Portuária, aguarda apenas esse documento para implantar “de imediato” os novos valores.

O índice será aplicado em todas as tarifas da Codesp, cobradas tanto pela utilização da infraestrutura aquaviária (taxas pelo uso do canal do estuário e dos berços de atracação e que custeiam os serviços de dragagem e sinalização náutica) e da infraestrutura terrestre (o sistema ferroviário e rodoviário do cais) do Porto, como pelos serviços prestados pela companhia a navios e terminais, como o abastecimento de energia elétrica (cujos valores estão sem reajuste a 19 anos), o fornecimento de água e tratamento de esgoto.

A aprovação do aumento foi comemorada pelo presidente da Codesp, Angelino Caputo e Oliveira, há um ano a frente da empresa. A correção tarifária era sua principal estratégia para combater a atual crise financeira da companhia, como revelou em entrevista exclusiva a A Tribuna publicada em 27 de março passado. Por isso mesmo, ele promete corrigir os valores “de imediato”.

Os problemas de caixa da Docas começaram no ano passado, com a queda em suas receitas – uma consequência da redução de 2,6% na movimentação do Porto, reflexo da desaceleração da própria economia brasileira – e o aumento de suas despesas. Com isso, o lucro da Autoridade Portuária caiu 84,78%, indo de R$ 142,31 milhões para R$ 21,66 milhões em 2014. Segundo Caputo, havia o risco de a empresa entrar no vermelho até o final deste semestre se nenhuma medida fosse tomada.

Para melhorar a saúde financeira da Codesp, o presidente cortou várias despesas – os únicos gastos preservados foram os da dragagem – e retomou as negociações com a Secretaria dos Portos (SEP) para o reajuste das tarifas.

O reajuste ajudará a Docas a enfrentar essa crise, destacou o ministro dos Portos, Edinho Araújo, em nota divulgada na tarde de ontem. “A adequação da tabela de tarifas do Porto de Santos, autorizada pela Antaq, visa corrigir a defasagem dos últimos anos e, assim, reequilibrar o controle financeiro da administração portuária”, disse o titular da SEP.

Agência reguladora do setor portuário, a Antaq é responsável por definir o índice de aumento das tarifas e aprová-lo em definitivo. Segundo o presidente da Codesp, o índice foi calculado pelo órgão regulador com base nos dados financeiros do Porto de Santos enviados pela Docas.

Fonte: Jornal “A Tribuna”

 

TCU aprova estudos para a licitação de terminais portuários em Santos e no Pará

Depois de um ano e meio de tramitação e seis adiamentos de decisão, o Tribunal de Contas da União (TCU) finalmente aprovou os estudos para a licitação de terminais portuários em Santos (SP) e no Pará. Com isso, a Secretaria Especial de Portos (SEP) da Presidência da República e a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) podem destravar os editais para o certame.

O processo de licitação dos arrendamentos de áreas nos portos públicos em Santos e no Pará se arrastava no TCU desde 2013. Os ministros Walton Alencar Rodrigues, Vital do Rêgo, Bruno Dantas, Raimundo Carreiro e André Luis de Carvalho pediram vistas da análise, o que levou a seis adiamentos da votação nesse período.

O processo já contava com o aval da área técnica do órgão de controle, que recomendou a redução das estimativas de receita, investimento e custo operacional para os terminais, além de elevar a projeção de pagamentos das empresas às autoridades portuárias. Ainda assim, os ministros sugerem que SEP e Antaq aprofundem os estudos de tarifas, que deverão ser incorporados ao edital que já pode ser publicado, mas também precisará ser submetido ao órgão de controle.

Pelas novas contas, o investimento previsto nessas áreas caiu de R$ 2,9 bilhões para R$ 2,4 bilhões. Os custos operacionais, anteriormente estimados em R$ 6,3 bilhões, ficaram em R$ 5,9 bilhões. E a projeção de receitas caiu de R$ 18,7 bilhões para R$ 17,2 bilhões. O único item que aumentou foi a estimativa de pagamentos anuais à autoridade portuária, que passou de R$ 102 milhões para R$ 115 milhões.

Fonte: Estadão Conteúdo