“Vale FLEX” incrementa movimento de cargas no Terminal de São José dos Campos: importações crescem 22,9%
Embora com uma movimentação de poucos volumes processados comparados aos grandes centros cargueiros do País, o terminal de logística de carga (Teca) do Aeroporto de São José dos Campos/Prof. Urbano Ernesto Stumpf (SP) registrou aumento de 22,9% na movimentação de peso de importação ano passado em relação a 2015 – 529 toneladas em 2016 contra 431 no ano anterior. Os dois últimos meses do ano também registraram resultados positivos em movimentação geral: dezembro de 2016 registrou 118,3 toneladas de carga processadas, contra 9 toneladas movimentadas em dezembro de 2015 – um aumento de cerca de 1.214%. Já em novembro, foram movimentadas 91 toneladas contra 86 em novembro de 2015, um crescimento de 6,7%.
Os resultados são uma sinalização positiva para o terminal paulista, que implantou em outubro de 2016 o programa Vale FLEX, iniciativa de incentivos para importadores e exportadores do Vale do Paraíba que decidirem fazer o desembaraço aduaneiro de suas cargas no complexo logístico joseense. A ação enfatiza o crescimento da movimentação de cargas no terminal e a racionalização do processo logístico na região, com estímulos indiretos à economia por meio de transporte e desembaraço mais ágeis e com menor custo.
O programa tem três modalidades possíveis de incentivo: o Vale FLEX, que consiste num desconto bruto de 40% na tarifa de armazenagem, aplicável a todos os usuários do Teca, sem necessidade de adesão; o Vale FLEX Frete Zero, em que a Infraero desconta da tarifa o valor do frete da carga desembaraçada e a armazenagem no recinto de origem, aplicando um desconto especial de 10% sobre o valor final, requerendo por parte do usuário apenas o preenchimento de um formulário de adesão à modalidade e a entrega da Declaração de Importação (DI), do Documento de Arrecadação de Importação (DAI) pago na origem e do comprovante de Conhecimento Rodoviário Eletrônico antes da tarifação da carga; e o Vale FLEX Prime, que consiste no conjunto de facilidades e descontos individualizados oferecidos pela Infraero após o acordo e assinatura do Termo de Acordo para Fidelização.
Desde a implantação do programa já aderiram 3 empresas para a modalidade de desconto do Vale FLEX Frete Zero, e elas já utilizam o Teca de São José para nacionalizar suas cargas. Outras empresas optaram pelo desconto automático de 40% do Vale Flex e também estão migrando suas operações para o complexo joseense. Outras empresas estão em negociações avançadas para a adoção do Vale FLEX Prime.
O projeto foi lançado em outubro durante evento Forum Desembaraça Vale realizado pela GPA Comunicação, na cidade. A Dall Cargo e Atuali foram empresas locais que apoiaram o encontro que reuniu 167 operadores do comércio exterior. Tais ações contribuíram decisivamente para a reativação definitiva do aeroporto de São José dos Campos.