GRU Airport se manifesta sobre cargas liberadas em atraso com greve da Receita Federal

valdir-em-altaSindasp alerta sobre prejuízos e casos que atingem 02 meses de atraso. Greve impacta até no canal verde.

A GRU Airport – Administradora do Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos – divulgou um comunicado sobre o atraso na liberação das cargas.

Porém, a empresa não informa como fica a situação das cargas armazenadas, passíveis de cobrança nesta situação, ou seja, elas não receberam nenhuma tarifa diferenciada ou isenção. “Já temos casos em que as cargas chegam até dois meses de atraso na liberação. Os produtos ficam armazenados, pagando tarifas e a conta dos embarcadores e de seus representantes legais só aumentam, com altos prejuízos”, afirmou Valdir Santos (foto), diretor do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, sem informar, porém, o valor desses prejuízos.

Ainda segundo o Sindasp, tais atitudes continuam prejudicando toda cadeia logística do comércio exterior brasileiro. “Os Fiscais estão mais unidos, trabalham somente na terça-feira e param todas repartições, atingindo até mesmo cargas do canal verde, com reflexos na importação e na exportação”, finaliza Valdir Santos, diretor do Sindasp.

Na última avaliação, nesta semana, as cargas ainda estavam sujeitas às chuvas e demais intempéries no Aeroporto de Guarulhos, conforme noticiou na semana passada com exclusividade o LogNews.

Veja a íntegra do Documento da GRU Airport – número 18/2016:

“Como é de conhecimento geral, estamos enfrentando um período de “operação padrão” dos analistas e dos auditores fiscais da Receita Federal e todos os portos e aeroportos do País.

Consignamos que temos envidado esforços, dentro do que nos foi possível fazer, para minimizar os impactos desta “Operação Padrão” da Receita Federal no processamento das cargas em nosso terminal.

Diante disso, contamos com a compreensão da comunidade aeroportuária, especialmente dos importadores, exortadores, companhias aéreas, despachantes aduaneiros, dentre outros, quanto a possíveis atrasos na entrega da carga importada, apesar de já liberada, ou o recebimento de cargas a exportar.

Esperamos que em breve a situação seja normalizada por parte dos servidores da Receita Federal e que possamos manter o padrão de eficiência operacional que a Concessionária vem implementando ao longo de sua administração”.

Cordialmente,

Concessionária do Aeroporto de Guarulhos