Alstom inicia produção de 36 trens em Taubaté (SP)

A Alstom iniciou a produção dos trens que prestarão serviço nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da ViaMobilidade, concessionária que atende a rede de trens metropolitanos da Grande São Paulo.

As primeiras caixas, que darão origem aos primeiros carros, já foram concluídas. Ao todo, 36 trens de 8 carros cada serão produzidos na unidade industrial da Alstom na cidade de Taubaté, interior paulista.

Cada trem, do modelo Metropolis, terá capacidade para transportar até 2.500 passageiros. Fabricadas em aço inoxidável, as caixas terão mais durabilidade, acima de 40 anos, além de apresentarem menor peso se comparados com os modelos fabricados em aço carbono, consumindo menos energia.

Com design moderno, a nova frota operará com a solução ATC (Controle Automático de Trem) da Alstom, que garante limites de velocidade seguros e controle automático do movimento dos trens, com a modificação automática da performance da viagem segundo os parâmetros recebidos do centro de controle.

Os trens ainda preveem a parada automática nas plataformas e a abertura e fechamento automáticos das portas. Dotadas de janelas amplas e corredores que oferecem liberdade de movimento entre os carros, as composições proporcionarão ainda mais conforto para os passageiros.

“Projetos como esse reafirmam o compromisso da Alstom de investir no país, e é um orgulho para nós saber que a empresa está contribuindo para o fornecimento de um transporte público seguro, confiável e eficiente para os paulistanos”, diz Pierre Bercaire, diretor-geral da Alstom Brasil.

As linhas 8 e 9 transportam mais de 1 milhão de passageiros por dia. A Linha 8, que liga o centro de São Paulo ao município de Itapevi, tem 41,6 km de extensão e 22 estações. A Linha 9, que interliga a zona sul de São Paulo a Osasco, tem 32 km de extensão e 18 estações.

A Alstom está operando a pleno vapor no Brasil. Possui contratos para a produção, na fábrica de Taubaté, de mais de 170 trens, sendo mais de 930 carros, para várias empresas ferroviárias do Brasil e do exterior.

Para dar conta da demanda, cerca de 700 postos de trabalho na unidade serão preenchidos gradativamente até o primeiro trimestre de 2023.

 

Fonte: https://www.usinagem-brasil.com.br/51458-alstom-inicia-producao-de-36-trens-em-taubate/