Anac reajusta teto das tarifas de armazenagem e capatazia em Viracopos e Guarulhos

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) reajustou as tarifas nois dois maiores Centros Cargueiros do Brasil o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP) e o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).

De acordo com a agência, o aumento atinge o teto das tarifas aeroportuárias e segue fórmulas estabelecidas no contrato de concessão. O aumento foi publicado em portaria no último dia 10, mas passa a valer somente 30 dias após a divulgação dos novos valores, ou seja, 10 de agosto.

Os tetos das tarifas de embarque e conexão de passageiros e de pouso e permanência de aeronaves foram reajustados em 1,8663%. A medida atinge tanto voos domésticos quanto internacional.

 

Carga Aérea – Os tetos das tarifas de armazenagem e capatazia de cargas do Aeroporto Internacional de Viracopos sofreram um aumento um pouco maior, de 2,1324%.

Segundo a agência, “os reajustes estão previstos nos contratos como mecanismo de atualização monetária e tem como objetivo preservar o equilíbrio econômico-financeiro estabelecido nos contratos de concessão”.

Todos eles foram feitos “considerando a inflação acumulada entre junho de 2019 e junho de 2020, medida pela variação do IPCA – Índice de Preços ao Consumidor Amplo do IBGE observada no período”, diz a Anac.

ATENÇÃO: CONFIRA A TABELA ESPECÍFICA DE VALORES NAS PORTARIA ANAC Nº 1746 E 1741, AMBAS DE 10 DE JULHO DE 2020