Elog aposta em soluções tecnológicas para atendimento aos clientes

SMS e averbação eletrônica estão entre as inovações oferecidas

A Elog, uma das maiores operadoras logísticas do Brasil, controlada pelo Grupo Ecorodovias e BRZ Investimentos, implementou dois novos processos para otimizar a prestação de serviço no ambiente de CLIA, que resultaram em operações mais ágeis e precisas nas unidades de Curitiba e Santos.

O primeiro, adotado no CLIA Curitiba, foi o uso de SMS para avisar aos motoristas o momento de carga, descarga, retirada de amostra ou qualquer outra situação que envolva os caminhoneiros. Antes da adoção do SMS, os caminhoneiros recebiam uma senha e aguardavam o chamado no painel eletrônico, reforçado pelo sistema de som. Agora, além dos painéis, ao entrar na unidade o caminhoneiro tem seu celular cadastrado para receber SMS com aviso de chamada.

A ferramenta foi implantada há dois meses e os resultados já alcançados são significativos. “Com a implantação dessa ferramenta conseguimos reduzir em 60% o tempo médio de entrada dos veículos, com ganho de produtividade nas operações de carga e descarga do CLIA Curitiba. Além disso, os motoristas comentam que podem esperar em qualquer lugar, mesmo fora da Elog, pois antes havia confusão quando o motorista não conseguia ouvir o chamado e acabava perdendo o atendimento”, explica o gerente de Operações do CLIA Curitiba, Robson Bissani.

Averbação eletrônica – A ferramenta e-tracking, sistema de rastreamento online que permite a qualquer cliente da Elog seguir sua carga por todo o trajeto percorrido, desde a liberação do pedido até o destino final, também passou por uma importante renovação.

Desde outubro, despachantes e comissárias também conseguem emitir a averbação eletrônica imediata, além do agendamento de contêineres via web, para carga ou descarga de mercadorias no CLIA Santos. Disponível para todos, o e-tracking envia e recebe dados conforme a necessidade dos clientes cadastrados, que podem até programar antecipadamente o pagamento de fornecedores e impostos, assim como aprimorar sua logística e linhas de produção, de acordo com informações atualizadas em sistema.

Dica da semana do RIYAD – “Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo”

Carré de Cordeiro ao Pesto Amarelo – Saboroso carré de cordeiro ao pesto amarelo. Acompanha arroz árabe.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!

 

ABSA, American Airlines e Alitalia têm multas reduzidas por cartel no transporte de cargas em 2013

absa-cargo-boeing-767-300fCade reduz em R$ 93 milhões multa a aéreas, pois, segundo conselheira, o recálculo de penalidades era necessário por “omissões e contradições”.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reduziu, em R$ 93 milhões, as multas aplicadas a três companhias aéreas por formação de cartel no transporte de cargas no Brasil. Empresas e funcionários foram condenados em agosto de 2013 por combinar preço e data de aplicação do adicional de combustível cobrado no transporte internacional de cargas. Após a sentença, as aéreas pediram embargos de declaração, para contestar as multas. A conselheira do Cade, Ana Frazão, relatora dos embargos, aceitou recalcular as penalidades. “A revisão foi feita para suprir omissões e contradições da decisão embargada, que comprometiam a coerência interna. Era preciso assegurar a proporcionalidade e a isonomia das multas fixadas.” A American Airlines teve multa reduzida de R$ 26 milhões para R$ 16,1 milhões; a ABSA Aerolíneas Brasileiras, de R$ 114 milhões para R$ 32,7 milhões; e a Alitalia, de R$ 4 milhões para R$ 1,7 milhão. A Varig Log, que parou de operar em 2012, teve multa mantida em R$ 145 milhões. O esquema foi delatado pela alemã Lufthansa em 2006. A Swiss Airlines também colaborou com as investigações. As duas ficaram livres de punições. A Air France a holandesa KLM confessaram participação no cartel e pagaram R$ 14 milhões para encerrar o caso. Em nota à imprensa, a ABSA – hoje controlada pela Latam, criada após fusão da chilena Lan e a brasileira TAM – afirmou que “vai aguardar a publicação da sentença para tomar as ações cabíveis”. A empresa esclareceu que a conduta se refere ao período pré-fusão.

Com informações do Jornal DCI

Simplificação do Regime Especial de Drawback será tema central de evento exclusivo da Thomson Reuters

drawbackNo dia 9 de dezembro, especialistas se reunirão em São Paulo para discutir o uso estratégico desse regime aduaneiro especial pelas empresas

Recentemente, o regime aduaneiro Drawback passou por alterações, conforme a Portaria Conjunta 1.618/2014, assinada pela Receita Federal do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior, tornando o controle de estoque mais flexível para as companhias que o utilizam.

Tendo em vista a importância estratégica desse recurso para as empresas brasileiras, a Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, realizará no dia 9 de dezembro, o evento gratuito “DRAWBACK: Descubra como sua empresa pode se tornar mais competitiva com o uso do regime”, das 8h30 às 12h00, no Hotel Estanplaza Funchal (Rua Funchal, 281, Vila Olímpia), em São Paulo, “Essa será uma oportunidade ímpar para ampliar o debate e identificar as melhores formas de utilização do regime aduaneiro Drawback. Na pauta de discussões, falaremos em detalhes sobre como a aplicação do Drawback pode ser estratégica para tornar os negócios mais competitivos. A simplificação do regime funciona como um incentivo para as empresas brasileiras, mais muitos profissionais da área ainda buscam esclarecimentos sobre como aplica-lo da maneira mais efetiva”, comenta Luis Celso de Sena, Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters no Brasil, que conduzirá a palestra “Simplificação no controle do Drawback Integrado Suspensão traz mais facilidade e benefícios para as empresas”.

O evento reunirá alguns dos mais importantes especialistas e líderes do mercado de Comércio Exterior no Brasil para discutir a Gestão eficiente do Regime como ferramenta para aumentar a competitividade, com a participação de Luiz Fernando Antonio, Presidente do ICEX – Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior e Marco Antonio da Silva, Diretor da ComexOnLine e Instrutor de Cursos de Comércio Exterior. “O objetivo deste painel é trazer uma análise ampla do novo modelo simplificado do regime e dar segurança e incentivo para as empresas que não o faziam o uso do regime por receio de correr riscos devido ao detalhamento que era exigido pelo Governo”, ressalta Luis Sena

Sindasp comemora 65 anos e divulga conquistas ao lado da categoria

FOTO-MARCOS-FARNEZE-3O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo comemorou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, 65 anos de história.

Na programação comemorativa, a entidade ofereceu aos seus associados um café da manhã em São Paulo e em Campinas, e um lanche da tarde, em Guarulhos.

O presidente Marcos Farneze, empenhado em obter conquistas para a categoria, agradeceu a todos aqueles que o ajudam nessas conquistas. “Agradeço ao Valdir, nosso ex-presidente e a toda diretoria que apoia as ações que precisamos tomar em benefício da categoria. Parabéns a todos nós!”
As congratulações vieram não só dos próprios despachantes, mas também de amigos, colaboradores e da imprensa que divulgou nota sobre esta importante data.

Em mais de seis décadas de existência o SINDASP obteve muitas conquistas. A maior delas, sem dúvida, o respeito da categoria que representa devido aos esforços contínuos na busca pela melhor informação, apoio jurídico, assistência médico-hospitalar, odontológica e auxílio funeral, além de benefícios sociais de cultura e lazer.

O SINDASP entende que o profissional aduaneiro precisa ter suas atividades reconhecidas, dentro da cadeia de comércio exterior, e para tanto investe na qualificação pessoal e profissional, possibilitando conhecimento sobre tudo aquilo que envolve o seu dia a dia e, mais do que isto, promovendo a conscientização junto a importadores e exportadores quanto à importância do recolhimento de seus honorários.

Com o propósito de garantir a continuidade dessas atividades, o SINDASP lutou para que o Despachante Aduaneiro pudesse ser um Operador Econômico Autorizado – OEA. A partir de 2015, os despachantes Aduaneiros que quiserem se tornar OEA deverão se cadastrar junto à RFB. Isso trará benefícios uma vez que o objetivo do programa é agilizar os processos logísticos.

Essa foi uma briga justa e uma conquista profícua da entidade que, graças ao diálogo junto aos envolvidos na cadeia, garante a participação do Despachante Aduaneiro no cenário nacional e internacional, destacando sua representatividade no cenário econômico brasileiro.

Com toda essa história, Marcos Farneze foi eleito, em novembro do ano passado, presidente do sindicato para um mandato de 4 anos. Liderando uma diretoria de 11 diretores, o novo presidente desempenha uma gestão comprometida com o real valor da sindicalização e da participação ativa dos Despachantes Aduaneiros no meio em que atuam.