ABSA, American Airlines e Alitalia têm multas reduzidas por cartel no transporte de cargas em 2013

absa-cargo-boeing-767-300fCade reduz em R$ 93 milhões multa a aéreas, pois, segundo conselheira, o recálculo de penalidades era necessário por “omissões e contradições”.

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reduziu, em R$ 93 milhões, as multas aplicadas a três companhias aéreas por formação de cartel no transporte de cargas no Brasil. Empresas e funcionários foram condenados em agosto de 2013 por combinar preço e data de aplicação do adicional de combustível cobrado no transporte internacional de cargas. Após a sentença, as aéreas pediram embargos de declaração, para contestar as multas. A conselheira do Cade, Ana Frazão, relatora dos embargos, aceitou recalcular as penalidades. “A revisão foi feita para suprir omissões e contradições da decisão embargada, que comprometiam a coerência interna. Era preciso assegurar a proporcionalidade e a isonomia das multas fixadas.” A American Airlines teve multa reduzida de R$ 26 milhões para R$ 16,1 milhões; a ABSA Aerolíneas Brasileiras, de R$ 114 milhões para R$ 32,7 milhões; e a Alitalia, de R$ 4 milhões para R$ 1,7 milhão. A Varig Log, que parou de operar em 2012, teve multa mantida em R$ 145 milhões. O esquema foi delatado pela alemã Lufthansa em 2006. A Swiss Airlines também colaborou com as investigações. As duas ficaram livres de punições. A Air France a holandesa KLM confessaram participação no cartel e pagaram R$ 14 milhões para encerrar o caso. Em nota à imprensa, a ABSA – hoje controlada pela Latam, criada após fusão da chilena Lan e a brasileira TAM – afirmou que “vai aguardar a publicação da sentença para tomar as ações cabíveis”. A empresa esclareceu que a conduta se refere ao período pré-fusão.

Com informações do Jornal DCI

Simplificação do Regime Especial de Drawback será tema central de evento exclusivo da Thomson Reuters

drawbackNo dia 9 de dezembro, especialistas se reunirão em São Paulo para discutir o uso estratégico desse regime aduaneiro especial pelas empresas

Recentemente, o regime aduaneiro Drawback passou por alterações, conforme a Portaria Conjunta 1.618/2014, assinada pela Receita Federal do Brasil e pela Secretaria de Comércio Exterior, tornando o controle de estoque mais flexível para as companhias que o utilizam.

Tendo em vista a importância estratégica desse recurso para as empresas brasileiras, a Thomson Reuters, provedor líder mundial de soluções e informações inteligentes para empresas e profissionais, realizará no dia 9 de dezembro, o evento gratuito “DRAWBACK: Descubra como sua empresa pode se tornar mais competitiva com o uso do regime”, das 8h30 às 12h00, no Hotel Estanplaza Funchal (Rua Funchal, 281, Vila Olímpia), em São Paulo, “Essa será uma oportunidade ímpar para ampliar o debate e identificar as melhores formas de utilização do regime aduaneiro Drawback. Na pauta de discussões, falaremos em detalhes sobre como a aplicação do Drawback pode ser estratégica para tornar os negócios mais competitivos. A simplificação do regime funciona como um incentivo para as empresas brasileiras, mais muitos profissionais da área ainda buscam esclarecimentos sobre como aplica-lo da maneira mais efetiva”, comenta Luis Celso de Sena, Especialista em Regimes Aduaneiros Especiais da Thomson Reuters no Brasil, que conduzirá a palestra “Simplificação no controle do Drawback Integrado Suspensão traz mais facilidade e benefícios para as empresas”.

O evento reunirá alguns dos mais importantes especialistas e líderes do mercado de Comércio Exterior no Brasil para discutir a Gestão eficiente do Regime como ferramenta para aumentar a competitividade, com a participação de Luiz Fernando Antonio, Presidente do ICEX – Instituto de Estudos das Operações de Comércio Exterior e Marco Antonio da Silva, Diretor da ComexOnLine e Instrutor de Cursos de Comércio Exterior. “O objetivo deste painel é trazer uma análise ampla do novo modelo simplificado do regime e dar segurança e incentivo para as empresas que não o faziam o uso do regime por receio de correr riscos devido ao detalhamento que era exigido pelo Governo”, ressalta Luis Sena

Sindasp comemora 65 anos e divulga conquistas ao lado da categoria

FOTO-MARCOS-FARNEZE-3O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo comemorou nesta quarta-feira, 3 de dezembro, 65 anos de história.

Na programação comemorativa, a entidade ofereceu aos seus associados um café da manhã em São Paulo e em Campinas, e um lanche da tarde, em Guarulhos.

O presidente Marcos Farneze, empenhado em obter conquistas para a categoria, agradeceu a todos aqueles que o ajudam nessas conquistas. “Agradeço ao Valdir, nosso ex-presidente e a toda diretoria que apoia as ações que precisamos tomar em benefício da categoria. Parabéns a todos nós!”
As congratulações vieram não só dos próprios despachantes, mas também de amigos, colaboradores e da imprensa que divulgou nota sobre esta importante data.

Em mais de seis décadas de existência o SINDASP obteve muitas conquistas. A maior delas, sem dúvida, o respeito da categoria que representa devido aos esforços contínuos na busca pela melhor informação, apoio jurídico, assistência médico-hospitalar, odontológica e auxílio funeral, além de benefícios sociais de cultura e lazer.

O SINDASP entende que o profissional aduaneiro precisa ter suas atividades reconhecidas, dentro da cadeia de comércio exterior, e para tanto investe na qualificação pessoal e profissional, possibilitando conhecimento sobre tudo aquilo que envolve o seu dia a dia e, mais do que isto, promovendo a conscientização junto a importadores e exportadores quanto à importância do recolhimento de seus honorários.

Com o propósito de garantir a continuidade dessas atividades, o SINDASP lutou para que o Despachante Aduaneiro pudesse ser um Operador Econômico Autorizado – OEA. A partir de 2015, os despachantes Aduaneiros que quiserem se tornar OEA deverão se cadastrar junto à RFB. Isso trará benefícios uma vez que o objetivo do programa é agilizar os processos logísticos.

Essa foi uma briga justa e uma conquista profícua da entidade que, graças ao diálogo junto aos envolvidos na cadeia, garante a participação do Despachante Aduaneiro no cenário nacional e internacional, destacando sua representatividade no cenário econômico brasileiro.

Com toda essa história, Marcos Farneze foi eleito, em novembro do ano passado, presidente do sindicato para um mandato de 4 anos. Liderando uma diretoria de 11 diretores, o novo presidente desempenha uma gestão comprometida com o real valor da sindicalização e da participação ativa dos Despachantes Aduaneiros no meio em que atuam.

Hamburg Süd e Aliança elegem novo diretor-executivo

Com 30 anos de experiência em logística e ênfase no setor marítimo, José Roberto Salgado assume o cargo

A Hamburg Süd e a Aliança Navegação e Logística contam com um novo diretor-executivo. Com 30 anos de experiência em logística e ênfase no setor marítimo, sendo 26 deles no Grupo Hamburg Süd, José Roberto Salgado assume o cargo, onde será responsável pelas áreas de operações marítimas, logística e transporte intermodal.

Com formação em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP e MBA em Marketing pela Columbia University de Nova Iorque, o executivo ingressou na Hamburg Süd iniciando nas funções de gerente de operações marítimas. Em 1988, em busca de novos desafios profissionais, deixou a empresa para assumir o cargo de gerente de logística da CMB (Cia Marítima Belga).

No ano de 1992, retornou à companhia, desta vez em New Jersey (EUA), onde ocupou os cargos de gerente de operações e gerente geral pela Aliança. De 2002 a 2010, volta ao Brasil para assumir a diretoria de produtos – “Product Management”. Após esse período, foi convidado a trabalhar na matriz, em Hamburgo, na Alemanha, ainda na área de produtos, mas agora respondendo pela otimização de todas as rotas de serviços mundiais oferecidos pelo Grupo. Há dois anos, regressou ao Brasil para assumir a gerência geral de operações marítimas, logística e intermodal.

Fonte: Guia Marítimo

Dica da semana do RIYAD – “Espaço para Eventos”

A Riyad Esfihas Especiais possui um excelente espaço reservado no piso superior para realização de eventos empresariais, confraternizações, aniversários, festas e muito mais. Entre em contato e reserve o espaço para seus eventos.

Esta é a “dica da semana” do Portal GPA LogNews para a comunidade de comércio exterior e logística de Campinas e Região para conhecer o Restaurante da Cozinha Árabe: Riyad.

O endereço é Rua Antonio Lapa 382 (esquina com Barreto Leme) – Campinas (SP). O telefone é (19) 3254-3458

O Riyad possui também Espaço Kids e Delivery. Confira!