Campinas é o primeiro município do País a incluir o “Dia do Despachante Aduaneiro” na agenda oficial da cidade
A cidade que abriga o maior centro cargueiro do Brasil (Viracopos) aprovou, através da Câmara de Vereadores, o “Dia do Despachante Aduaneiro”, que agora fará parte do calendário oficial de eventos da cidade, em 25 de abril
O “DIA DO DESPACHANTE ADUANEIRO”, comemorado tradicionalmente e nacionalmente no dia 25 de abril, foi incluído na pauta em regime de urgência mediante Requerimento nº 823/17, devidamente aprovado: o Projeto de Lei nº81/17 Processo nº 223.634, de autoria do Senhor Vereador Carmo Luiz, que institui o “Dia do Despachante Aduaneiro” no Âmbito do Município de Campinas.
A cidade que abriga o maior centro cargueiro do Brasil (Viracopos) agora também é o primeiro Município do País, cuja data comemorativa do “Dia do Despachante Aduaneiro” fará parte do calendário oficial de eventos da cidade.
O projeto pede que o dia 25 de abril seja o “Dia do Despachante Aduaneiro”, em homenagem a esta categoria que é, segundo a justificativa do autor, um dos grandes pilares de sustentação do comércio exterior brasileiro, já que o Despachante Aduaneiro é o profissional especializado no desembaraço de mercadorias que transitam nas alfândegas.
Para Marcos Farneze, presidente do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros, entidade que responde pela categoria em São Paulo, esta homenagem chega exatamente em um momento especial de reconhecimento entre os órgãos intervenientes do setor no Brasil. “O Despachante Aduaneiro trabalha para 97% dos importadores e exportadores. Para nós, profissionais atuantes nos processos de comércio internacional, 180 anos de história seriam suficientes para justificar a força e importância da categoria. Mas, tudo isso não basta. Queremos mais. Queremos colocar o SINDASP cada vez mais prestigiado e na liderança dos movimentos pela melhoria contínua do comércio exterior brasileiro”, conclui Farneze.
Solenidade – O Sindasp participará da solenidade na Câmara Municipal de Campinas nesta terça-feira, dia 25 de abril, às 19h, no “Plenarinho”, e estará representado pelo seu diretor em Campinas, Elson Isayama.