China fecha parcialmente 3º porto mais movimentado do mundo

A China fechou parcialmente o terceiro porto de contêineres mais movimentado do mundo devido à infecção de um trabalhador por Covid-19, o que pode causar mais perdas às cadeias de suprimentos e ao comércio global já sob tensão antes da temporada de compras de fim de ano.

Todos os serviços de entrada e saída de contêineres no terminal de Meishan, no porto de Ningbo-Zhoushan, foram interrompidos na quarta-feira até novo aviso devido a uma “interrupção do sistema”, segundo comunicado do porto. Um funcionário testou positivo para o coronavírus, disse o governo da cidade do leste da China.

O terminal fechado responde por cerca de 25% das cargas de contêineres que passam pelo porto, com base em cálculos da consultoria de segurança GardaWorld, segundo a qual “a suspensão pode impactar gravemente a movimentação e o transporte de cargas”. A alemã Hapag-Lloyd disse que haverá atraso nas viagens.
Este é o segundo fechamento recente de um porto chinês devido ao coronavírus. No final de maio, o porto de Yantian, em Shenzhen, ficou fechado por cerca de um mês. Com a interrupção, os produtos foram devolvidos à fábricas e pátios de armazenamento com possível aumento das taxas de frete, que estão em níveis recordes e são fonte de inflação.

O receio é que essa nova paralisação prejudique ainda mais o transporte e o fornecimento de mercadorias, o que reduziria o crescimento e elevaria os preços. Um fechamento prolongado em Ningbo pode ser especialmente negativo para a economia mundial, porque o comércio marítimo geralmente aumenta no fim do ano, quando empresas embarcam produtos para a temporada de festas.