Codesp prepara editais para arrendar quatro áreas do Porto de Santos
Anúncio foi feito pelo novo diretor da companhia, Casemiro Tércio Carvalho, durante a Intermodal.
A Codesp prepara o lançamento de três editais de leilões para quatro áreas a serem arrendadas ainda neste ano. O investimento é estimado R$ 485 milhões, além da outorga a ser paga pelo vencedor da licitação. O anúncio foi feito pelo novo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Casemiro Tércio Carvalho, durante a 25ª Intermodal South America, maior feira de logística e transportes da América Latina.
Segundo a Codesp, umas das áreas a serem arrendadas é a STS 10, localizada no cais do Saboó e que será um terminal para carga geral com movimentação mínima para celulose. A área, atualmente, é dividida entre os terminais da Rodrimar, Deicmar e uma parte do Ecoporto. O investimento aproximado é de R$ 50 milhões.
A outra área é a STS 13, que está sem operação, após fim do contrato com a Vopak. A previsão é que a área receba a instalação para granéis líquidos na Ilha Barnabé. O investimento aproximado é de R$ 115 milhões.
A STS 20 será relicitada após uma tentativa em 2018 em que não houve proposta. Será um terminal para granel mineral. Atualmente, a área é ocupada pela empresa Pérola. O investimento deve ser de R$ 220 milhões.
Já os terminais 14 e 15 serão colocados em uma só instalação para movimentação de granel mineral. As áreas, atualmente, são ocupadas pela Fibria, que está com contrato de transição e é válido somente até o novo arrendatário assumir e, pela Rodrimar, que está com o contrato vencido, mas a operação continua via medida judicial. O investimento aproximado é de R$ 100 milhões.
Nova gestão – Durante o evento, o presidente também falou que a Codesp traçou um plano de ação para buscar um equilíbrio financeiro e para tornar o Porto de Santos mais eficiente. De acordo com a Codesp, a companhia conta com 1.300 funcionários diretos e outros 900 indiretos. O plano é reduzir em 50% esse total nos próximos dois anos, já que muitos funcionários devem se aposentar.
A Codesp também pretende fazer a concessão à iniciativa privada de serviços realizados pela companhia para elevar o nível de serviço para os usuários e reduzir custos. Três pacotes em contratos válidos por 35 anos serão concedidos, sendo eles: o canal de navegação (dragagem, balizamento, monitoramento ambiental e sistema eletrônico de controle do tráfego de embarcações); acessos terrestres, como a operação e manutenção das avenidas perimetrais de Santos e Guarujá e novos investimentos desvios e pátios ferroviários; e os serviços como energia, água e esgoto e resíduos sólidos.