Em evento do SINDASP, Receita prevê entrar 2023 com desembaraço normalizado

Um movimentado evento marcou o “Balanço de Ações 2022” do SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo, realizado na última quarta-feira, dia 14/12, no Espaço Criarte, no bairro de Santo Amaro, em São Paulo (SP).

Ao abrir o evento e saudar os presentes, o Presidente do SINDASP, Elson Isayama, enalteceu o trabalho da diretoria, anunciando os representantes da Entidade que ali estavam. Em sua apresentação, fez uma retrospectiva das ações. O ano intenso trouxe resultados significativos nas áreas Institucionais, Treinamentos e Qualificação, Produção de Conteúdo e Imprensa, Marketing, Parcerias e Convênios, Programas de Incentivo / Resgate de Associados, Grupos de Trabalho (GT) e Transparência. O novo Vídeo Institucional do SINDASP, lançado recentemente, também foi apresentado.

Após, a sequência da programação ficou a cargo dos Economistas, que apresentaram as expectativas econômicas para o próximo ano. Lucas Sharau, sócio da iHUB Investimentos e Coordenador Educacional do iHUB Lounge e Rodrigo La Rosa, que é Head de Mercados e Inovação no escritório Simões Pires Advogados, fizeram a abordagem sobre o que podemos esperar da economia em 2023. Discorreram sobre aspectos e variáveis políticas e econômicas que refletem no mercado.

 

Receita Federal e 2023 – Uma apresentação do Superintendente Adjunto da 8ª Região Fiscal (São Paulo) da Receita Federal, Fabiano Coelho (FOTO), encerrou o momento dedicado de conteúdo aos presentes. Fabiano abriu lembrando o ano difícil de 2022, não só pelo ambiente externo ligado à recuperação da Pandemia, mas também pelo movimento “Operação Padrão da RFB”, que durou quase um ano. Disse que somente agora os índices chegaram a prazos médios aceitáveis de antes da pandemia e que 2023 os tempos de desembaraço iniciarão o ano de volta aos patamares normais.

Ainda em sua intervenção, Fabiano Coelho avaliou sobre a aproximação da Receita Federal com a iniciativa privada, fato que jamais antes poderia se imaginar. Destacou a importância da categoria dos Despachantes Aduaneiros para o mercado e como elo na melhoria dos processos aduaneiros, além de convocar todos para participarem com sugestões ao novo Projeto da RFB, batizado de ROAD (Radar de Oportunidades de Aperfeiçoamento Aduaneiro).  Este novo Programa da RFB visa o aumento da conexão entre as atividades desenvolvidas pelas aduanas do Estado de São Paulo e as necessidades da economia e dos operadores de comércio exterior. A Superintendência da Receita, 8ª Região Fiscal, criou esta ação que coordenará e fomentará atividades na área de simplificação de procedimentos e facilitação do comércio no âmbito dessa região fiscal.

Por fim, uma placa foi entregue pela apoiadora do evento, a AGESBEC, ao Presidente do SINDASP, Elson Isayama. Sorteios encerraram a primeira parte do encontro. Muito elogiado, um coquetel completou o congraçamento dos Despachantes Aduaneiros Associados ao SINDASP. Momento especial de confraternização e networking da categoria.