Em reunião em Brasília (DF), ABV faz proposta para manter concessão de Viracopos

A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV), que administra o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), desde 2012, buscou uma negociação para manter a concessão de Viracopos. Fontes ligadas ao setor confirmaram ao PORTAL LogNews, o recente encontro, que ocorreu em Brasília (DF).

Em fevereiro de 2012, por meio de leilão promovido pelo governo federal, o Consórcio Aeroportos Brasil ganhou o direito de administrar o Aeroporto Internacional de Viracopos por 30 anos. Formado pelas empresas TPI – Triunfo Participações e Investimentos, UTC Participações e a francesa Egis Airport Operation, o consórcio e a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária), esta última com 49%, formam a Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos (ABV).

Seguindo um plano de investimentos, o MasterPlan, a ABV previa um aporte de aproximadamente R$ 9,5 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, divididos em cinco ciclos de investimentos.

Todavia, segundo argumentos da Concessionária, parte dos projetos foram frustrados, por conta de que foi entregue apenas 20% da área prometida no Edital. Ainda segundo a ABV, isso comprometeu a expectativa de faturamento, pois esvaziaram projetos como Hotel, Centro de Convenções, Pavilhão de Exposições e Galpões Logísticos.

Junto com isso, caiu o conceito de Aerotrópilis (Aeroporto-Cidade), alicerce para êxito no empreendimento. Sob esses argumentos, os acionistas buscam o reequilíbrio econômico-financeiro do contrato atual, que está na arbitragem.

O governo federal prevê fazer a relicitação de Viracopos, mas nada ainda evoluiu. Em um primeiro momento, o encontro de contas não bateu, haja vista que cada uma das partes defende um valor diferente para o que foi investido no local.

O caso segue pendente de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou ao TCU o processo de relicitação do aeroporto em março de 2022. Desde então, não houve avanço.