Exportações da Bosch Brasil responderam por 25% do faturamento em 2021

Campinas (SP) — A Bosch, uma líder global no fornecimento de tecnologias e serviços, fechou o ano fiscal de 2021 com vendas totais de 9,2 bilhões de reais na América Latina, incluindo as exportações e as vendas das empresas coligadas. “Mesmo com todas as incertezas que enfrentamos ao longo de 2021 com a pandemia, como a falta de matéria-prima, aumento nos custos de produção e até mesmo as adversidades enfrentadas nos campos social, econômico e político, conseguimos crescer vertiginosamente em todas as nossas áreas de atuação e países onde estamos presentes. Este é, com certeza, o melhor resultado do Grupo Bosch na região nos últimos anos, o que nos mostra que a estratégia de longo prazo combinado com o desenvolvimento de soluções e serviços com foco em “Tecnologia para vida” para diferentes setores de negócios foi assertiva”, ressalta Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.

Exportações Brasil – As operações do Grupo no Brasil foram responsáveis por 73% do volume de vendas na região. Seus quase 8.800 colaboradores no país contribuíram para gerar um faturamento de R$ 6,9 bilhões de reais, sendo 25% gerados a partir das exportações para os mercados da América Latina, América do Norte e Europa.

Apesar do resultado de vendas positivo do ano passado, 2022 merece cautela. O conflito na Ucrânia e o recente o lockdown na China devido à pandemia da Covid-19 agravou ainda mais a crise de abastecimento, principalmente de semicondutores. Na América Latina, há ainda outros fatores que podem impactar o desenvolvimento dos negócios na região, como a alta da inflação, dos juros e o consequente aumento dos custos de produção. Nesse contexto, a Bosch planeja um crescimento moderado das vendas ao longo desse ano.

Diversidade de negócios e soluções em serviços – A estratégia da Bosch para a América Latina está pautada na diversidade, digitalização, inovação, expansão regional e novos negócios. A região oferece um ecossistema favorável para desenvolvimento da digitalização e oferta de serviços para outros mercados. Para isso, a empresa busca alavancar sua competitividade combinando sua experiência em Internet das Coisas (IoT) com Inteligência Artificial (AI) na geração de novos negócios e, assim, se tornar uma empresa líder em AIoT (AI + IoT). Na região, a multinacional atua nessa vertente de desenvolvimento oferecendo soluções de AIoT para os setores da mineração, agronegócios, mobilidade, indústria e, mais recentemente, na área de tecnologia da informação.

“As soluções que desenvolvemos localmente vão além de tecnologias para implementação em hardware. Nesses últimos dois anos, em plena pandemia, dobramos o número de colaboradores atuando na exportação de serviços de alto valor agregado de 300 para 600 profissionais, destaca Diaz Perez. Segundo o executivo, nas regiões de Campinas e Curitiba, por exemplo, há uma excelente infraestrutura logística, universidades renomadas para formação de pessoas, centros de pesquisa e desenvolvimento e custos competitivos que corroboram para tornar o Grupo Bosch na América Latina um centro de competência global em transformação digital.

Mobilidade segura e sustentável: Até o fim da década, novas formas de powertrain estarão disponíveis no mercado nacional, como o híbrido com a motorização flex, o carro totalmente elétrico e própria célula a combustível. Com a criação da tecnologia flex fuel, a Bosch ajudou a posicionar o Brasil entre os países com baixo índice de emissões de CO2 devido ao uso do etanol, matriz totalmente renovável. Agora é o momento do país aproveitar esse amplo know-how e se tornar um dos protagonistas no desenvolvimento de soluções para neutralização de carbono através de biocombustíveis, híbrido-flex ou célula a combustível. Por meio de meio de parcerias público-privadas, universidades, centros de pesquisas e desenvolvimento, a Bosch está estudando formas de apoiar o Brasil a participar do desenvolvimento dessa tecnologia em nível global. Além disso, a empresa apoia a disseminação de tecnologias de assistência ao condutor para tornar a mobilidade mais segura e livre de acidentes.

Conectividade no campo: O agronegócio é outra área foco para a Bosch no Brasil e na Argentina, que vem ganhando ainda mais relevância com a Bosch BASF Smart Farming (BBSF), empresa resultante da joint venture entre a Bosch e a BASF Digital Farming. A partir de agora, a BBSF passa a distribuir e comercializar globalmente tecnologias agrícolas inteligentes, como a Solução de Plantio Inteligente Bosch e a Solução de Pulverização Inteligente Bosch, ambas inovações que têm o objetivo de levar mais conectividade, eficiência e produtividade para o agricultor.

“Nossa região está inserida em um ambiente que nos gera novas oportunidades de negócios graças a todas as mudanças tecnológicas que estamos vivenciando hoje e estamos atentos a essas possibilidades nos mais diversos setores de negócios”, completa o CEO e presidente da Bosch.

Investimentos e estratégia de longo prazo – A Bosch chegou na América Latina há quase 100 anos. Hoje, seus mais de 10.500 colaboradores atuam para tornar a região cada vez mais estratégica e relevante para o Grupo Bosch. Em 2022, a empresa planeja investir cerca de 331 milhões de reais que serão direcionados para garantir o desenvolvimento e a competitividade de suas unidades fabris na região.

Os investimentos na Indústria 4.0, junto com a qualificação de seus colaboradores, têm contribuído para a eficiência das operações da empresa, que atingiu níveis de excelência operacional em produtividade e qualidade em linhas de produtos regionais e globais. “Graças aos investimentos em soluções baseadas em automação, conectividade e inteligência artificial, nossas fábricas no Brasil têm se transformado continuamente”, ressalta Diaz Perez.

Além de ser usuária de tecnologias de Indústria 4.0 em suas operações, a Bosch também é provedora de soluções para que toda a cadeia produtiva possa estar conectada, especialmente as pequenas e médias empresas. A empresa disponibiliza para o mercado soluções customizadas turn key nas áreas de automação e engenharia industrial, ferramentaria e I4.0.