Infraero tem novo presidente. Todos aeroportos da Rede deverão ser leiloados durante governo Bolsonaro.
O futuro ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou nesta quinta (13) que o governo de Jair Bolsonaro pretende leiloar todos os aeroportos da Infraero nos próximos três anos e meio.
A concessão de todos os aeroportos da rede pode levar até a extinção do órgão. Desde 2012, os terminais da Infraero vêm sendo concedidos. Até agora, já foram dez.
No ano passado, a Infraero acumulou um prejuízo de R$ 1,83 bilhão — um crescimento de 44% em relação ao registrado em 2016.
Freitas afirmou ainda que o brigadeiro Hélio Paes de Barros Júnior será o novo presidente da Infraero. Atual diretor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Barros substituirá o atual chefe da Infraero, Antônio Claret de Oliveira. A escolha do brigadeiro foi feita por ele estar de acordo com a intenção do governo Bolsonaro de conceder mais aeroportos da rede da Infraero.
Barros é formado em Ciências Aeronáuticas pela Academia da Força Aérea e em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Ele atuou no antigo Departamento da Aviação Civil (DAC), atual ANAC, onde foi vice chefe de Tecnologia da Informação, chefe do Subdepartamento de Operações e do Subdepartamento de Serviços Aéreos.