Interlagos recebe 600 toneladas de carga da F1, após chegada de 6 Boeings 747 em Viracopos

Os carros e equipamentos para o Fórmula 1 Heineken GP de São Paulo 2021 começaram a desembarcar no país no início da semana, no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aeroporto oficial do evento. Ao todo serão aproximadamente 600 toneladas transportadas por seis aeronaves Boeing, sendo quatro modelos 747-400F e duas 747-800F.

Os dois primeiros voos pousaram no final da noite da último segunda-feira (08/11). Viracopos completa neste ano a 19ª operação consecutiva de desembarque e embarque de toda a carga do GP Brasil de Fórmula 1. No ano de 2020, o GP foi cancelado por causa da pandemia.

Desta vez, serão seis voos seguidos de chegada de equipamentos no Terminal de Carga nos dias 08/11, 09/11 e 10/11. Já na saída dos equipamentos do país serão sete voos nos dias 15/11 e 16/11 em duas aeronaves Boeing 747-800F e mais cinco aeronaves 447-200F.

Viracopos montou uma operação especial para agilizar a operação. Os carros da F1 e os equipamentos serão transportados em comboios de carretas para Interlagos. Toda a operação envolve pelo menos 100 pessoas de diversas áreas do aeroporto, incluindo de órgãos públicos, agentes de carga, companhias aéreas e de empresas contratadas para o transporte e a logística da operação.

Estão previstas 110 viagens de carretas para transportar todos os equipamentos e carros dos seis voos até São Paulo. O primeiro comboio de carretas seguiu hoje pela manhã direto para a capital paulista.

“É uma honra receber o GP Brasil de Fórmula 1 mais uma vez e nosso objetivo é continuar a realizar esta operação no Terminal de Cargas de Viracopos, que é um dos mais preparados e eficientes do mundo”, disse o diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota.

“A infraestrutura do Terminal de Carga e a operação especial montada pelo aeroporto são essenciais para a eficiência operacional que o GP Brasil de F1, tanto é que esta é 19ª vez que o aeroporto realiza a operação de desembarque e de embarque dos equipamentos”, salientou o diretor.

Terminal de Carga – O Terminal de Carga (TECA) de Viracopos é um dos mais importantes e movimentados do Brasil e é o maior em importação de cargas do país. Além de contar com uma ampla e moderna estrutura para movimentação, armazenamento e liberação de cargas, é responsável por receber 40% de toda carga aérea importada pelo Brasil pelo modal aéreo.