Lider no mundo: exportação brasileira de carne bovina é recorde em junho

O Brasil não só é atualmente o maior exportador de carne bovina no mundo, mas exporta quase tanto quanto o 2° e 3° maiores exportadores somados.

Confirmando as expectativas do mercado, as exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram recorde para o mês em junho. De acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta quarta-feira, 1º, foram embarcados 152,48 mil toneladas com receita de US$ 655,475 milhões. Segundo a consultoria Agrifatto, está mantida a trajetória de exportações em alta neste ano.

Entretanto, houve uma desaceleração pontual de 1,71% no total exportado ante o mês anterior e um aumento de 33,15% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Já a média diária embarcada ficou registrada em 7,26 mil toneladas por dia. Na comparação com maio, houve uma queda de 6,44% nos embarques diários, porém, um avanço de 20,47% ante junho de 2019.

Agilidade para Ásia – Uma nova rota de trânsito marítimo-terrestre para o transporte de carnes foi estabelecida em conjunto pelas regiões provinciais ocidentais da China e os países da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), incluindo Singapura.

O corredor comercial conta com 234 portos distribuídos em 92 países e regiões. As mercadorias das províncias e regiões ocidentais da China são transportadas primeiro para o golfo de Beibu, na região autônoma de Guangxi Zhuang, no sul da China, antes de serem enviadas para outras partes do mundo ao longo das rotas marítimas.