Logística pode ser diferencial competitivo para setor de irrigação

A cidade de Campinas, 98 km da capital São Paulo, sediou agora no final de outubro, uma das maiores feiras de tecnologias e equipamentos para o manejo de irrigação. A FiiB – Feira Internacional da Irrigação Brasil, é um evento internacional realizado no País com o objetivo de fomentar o uso da irrigação na agricultura, paisagismo e em campos esportivos. O Brasil é 6º país do mundo com maior área irrigada de lavouras. O País detém 8,2 milhões de hectares irrigados, segundo o “Atlas da Irrigação”. O material, da Agência Nacional de Águas (ANA), prevê uma incorporação de 4,2 milhões de hectares de área irrigada até 2040 no Brasil. Durante três dias, a FiiB se tornou um palco de debates sobre as necessidades do setor, e apresenta ao seu público as principais novidades do mercado, por meio da exposição de serviços, máquinas e equipamentos.

No mesmo Município, no interior de São Paulo, encontra-se a Matriz da Lothus Cargo – empresa brasileira especializada em logística e comércio exterior – que tem atuado fortemente neste segmento. A empresa acredita que os diferencias na logística de transporte e na importação/exportação podem trazer diferenciais competitivos às empresas do setor. “Os números significativos deste segmento respondem sozinhos para uma atenção para este setor do agronegócio”, avaliou Leandro Soriano, Diretor Comercial da Lothus Cargo, que esteve presente na Feira FiiB.

Diferenciais – A empresa aposta em seus diferenciais logísticos para esses avanços. O caminho é a expertise da empresa para serviços de “ex-tarifário”, recuperação de impostos, remoção da carga para terminais com melhores custos, benefícios de ICMS e o regime aduaneiro especial de Drawback, são alguns exemplos. “Já atendemos este segmento e podemos falar com propriedade que estamos entregando serviços que dão resultado. Por isso, identificamos que uma solução logística diferenciada é fator competitivo para as empresas do setor de irrigação”, observa Dina Santos, Diretora Executiva da Lothus Cargo.

A irrigação é importante para superar barreiras climáticas e fundamental para garantir a produção agrícola. De acordo com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), áreas irrigadas produzem mais de 40% dos alimentos mundiais. “Sabemos que o Brasil por suas dimensões continentais e características agrícolas possui o perfil para atender a demanda da alimentação mundial”, finaliza Dina Santos.