Meganavio APL Yangshan movimenta Porto de Santos

O meganavio de carga APL Yangshan chegou hoje ao Porto de Santos, em São Paulo, em uma operação que interrompe a travessia de balsas entre a cidade e a vizinha Guarujá. A embarcação partiu de Singapura em 18 de outubro e alcançou o litoral paulista às 13h25, segundo o site Marine Traffic, iniciando a manobra para atracar no cais santista

A embarcação partiu de Singapura em 18 de outubro e deve alcançar o litoral paulista por volta das 13h, segundo o site Marine Traffic, quando fará manobra para atracar no cais santista.

O navio fez contato pela última vez com o Sistema de Identificação Automática do provedor, que fornece informações em tempo real sobre os movimentos dos navios, na África do Sul, antes de iniciar a travessia pelo oceano para chegar ao Sudeste do Brasil, há seis dias.

Em suas redes sociais, a prefeitura de Santos informou que o trânsito de balsas para o Guarujá será interrompido entre 13h10 e 15h de hoje “por conta da passagem de um navio de 347,09 metros”, comprimento equivalente a três campos de futebol do Maracanã. O estádio no Rio de Janeiro tem campo de 105 metros de comprimento e 69 de largura, redimensionado antes da Copa no Brasil, em 2014, para seguir o padrão estabelecido pela Fifa.

A administração municipal sugeriu duas alternativas aos usuários que dependem do serviço: se programar para não enfrentar a paralisação ou se deslocar de forma terrestre, se possível.

O MEGANAVIO – Construído em 2012, o navio mercante que carrega a bandeira da Singapura também tem 45,27 metros de largura e pode transportar 10.800 TEUs, medida usada como padrão no mercado naval, que equivale a unidades de 39 m³.