NTC & Logistica divulga números da defasagem dos fretes
Entre os números anunciados, a defasagem é de 22,9% nos fretes de carga “lotação ou fechada” e de 9,81% para carga “fracionada”
Foi realizado na quarta-feira (03/08), a segunda edição de 2016 do CONET. O evento reuniu um grande número de empresários e líderes do setor de Transporte Rodoviário de Cargas. Após a primeira edição do ano ter sido realizada na cidade de São Paulo durante o mês de janeiro, Bento Gonçalves/RS foi a sede escolhida para abrigar esse importante evento para o TRC.
O evento começou com o discurso de Paulo Caleffi, presidente da Fetransul, entidade anfitriã do evento. Caleffi exaltou a presença de várias entidades do setor, mostrando a força do Transporte Rodoviário de Cargas. “É surpreendente que temos aqui 11 federações do transporte de cargas, isso representa 100% das Federações brasileiras. Temos também 43 sindicatos, que mostra a força que vai sair daqui com as resoluções. O que tem de representação do transporte está aqui”.
Caleffi também citou a necessidade do realinhamento dos preços que o setor pratica. “O evento foi muito concorrido, muitos transportadores, muitos presidentes de sindicatos, de federações, e associações, e isso demonstra claramente a necessidade que o setor está de realinhar seus preços, realinhar suas tarifas para poderem alimentar qualquer esperança de rentabilidade”.
O presidente da Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística (NTC&Logística), José Hélio Fernandes, durante a abertura, comentou a recessão econômica do país e ressaltou a importância das entidades do setor. “Eu nunca vi uma crise que chegasse com tanta força como essa chegou. É quase como trocar o pneu com o caminhão andando”. “Nós queremos que as bandeiras de nosso setor nasçam nas bases, nos sindicatos de nosso setor”.
José Hélio também afirmou a importância do evento para o setor. “É um evento muito representativo, com a presença de empresários e lideranças que demonstra a preocupação com esse momento. Temos gente do Brasil inteiro, e isso é muito importante para nós. Todo mundo buscando solução para saber o que fazer nas empresas. Este é um ótimo momento para saber o que pensam os empresários”.
Para Urubatan Helou, vice-presidente da NTC, essa edição do CONET, deve ser histórica pelo momento do país. “Esse CONET, aonde trataremos do INCT e da evolução dos custos do transporte, pode ser o CONET mais histórico que tenhamos assistido”.
Urubatan também se mostrou otimista quanto ao sucesso do evento. “Eu acho que sairemos daqui com a missão cumprida. Com a missão das entidades cumpridas. O que cabe a entidade fazer, é isso que ela está fazendo agora, participar”.
Estudos e apresentações técnicas do setor
Neuto Gonçalves dos Reis, Diretor Técnico da NTC&Logística, trouxe a público o índice de variação do INCT, feita através de estudos do Departamento de Custos Operacionais – DECOPE. Para cargas fracionadas, o índice de variação foi de9,08%. Já para cargas lotação, a variação foi de 7,30%.
Em seguida, o assessor técnico da NTC, Lauro Valdívia, apresentou o resultado da pesquisa sobre a defasagem dos fretes. Entre os números apresentados, vemos uma defasagem de 22,9% nos fretes de carga lotação. Para a carga fracionada o número é de 9,81% abaixo do custo apurado pela NTC. Confira mais aqui.
O evento contou ainda com as apresentações de Alex Agostini, economista-chefe na Austin Rating, que trouxe para o evento um panorama geral do cenário macroeconômico do país no período 2016/2017, e de Francisco Pontes, Diretor Executivo da Temarco Logística e Setcarce, que trouxe uma Proposta de Análise Setorial Transporte De Cargas Encomendas.
Ao final do primeiro dia de evento, aconteceu o jantar temático “Com a Mão na Massa”, oferecido pela Fetransul.
O CONET&Intersindical é uma realização da NTC e tem como entidade anfitriã a Fetransul. Além disso, o evento conta com o patrocínio da Autotrac, BgmRodotec, CCR Nova Dutra, Man, Iveco, Cummins, Mercedes-Benz, Sascar, Tnix e Trade Vale.
Fonte: NTC&Logística. E SINDICAMP