Pacote de Infraestrutura e Plano Nacional de Exportação prometem alavancar vendas ao exterior

Após o anúncio do pacote de 200 bi em concessões, que movimentará a infraestrutura logística do País, o Governo Brasileiro caminha agora para lançar o Plano Nacional de Exportação(PNE), previsto para o próximo dia 23 de junho.

Com uma série de boas intenções na área de desburocratização, promoção comercial e inteligência comercial, o PNE é formado por pilares e metas que se concentram em melhorar o acesso a mercados, mas sem mexer na arrecadação do governo. Trata, por exemplo, de ampliar a promoção comercial, com mais missões com “elevada representação governamental” e fortalecimento da “imagem Brasil”, de aumentar o acesso aos mercados com acordos comerciais, de investimento, diminuir barreiras às exportações e ferramentas de apoio ao exportador, além de garantias de financiamento – em que propõe a entrada de bancos privados no crédito ao exportador. Com pouco espaço para atender os principais pedidos da indústria, as desonerações, o MDIC trabalha com a ideia de ajudar os empresários a entrar e aumentar sua presença em mercados já conhecidos e outros ainda a serem consolidados.

Para a FIRJAN – Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, nos quase R$ 200 bilhões de investimentos previstos no pacote de concessões, o plano manteve o foco nos chamados corredores de exportação, com a melhoria de rodovias e construção de ferrovias que fazem ou farão a ligação das zonas produtoras do interior para o litoral. “Na prática, a execução do plano significará redução dos custos de logística das empresas, contribuindo para aumentar a competitividade da economia brasileira”, assegurou a Entidade em Nota.