Pequenas reformas trariam eficiência, diz economista

Só com reformas microeconômicas, atacando pontos importantes, como tributação e excesso de burocracia, seria possível melhorar a competitividade brasileira num prazo relativamente curto, de um a dois anos, avalia o economista-chefe da LCA Consultores, Bráulio Borges.

Para diminuir o custo de exportação de um container, hoje de US$ 1.790 no Brasil ante US$ 465 na média de 131 países, por exemplo, Borges diz que não é preciso construir novos portos necessariamente, mas melhorar a eficiência dos já existentes e fazer novas concessões. O mesmo raciocínio, diz ele, é válido para o tempo gasto no pagamento de impostos e na aprovação de licenças, por exemplo.

Marcelo Paludetto, gerente comercial da Democrata, fabricante de calçados masculinos de Franca (SP), conta que, no último ano, aumentou em 20% o custo de levar a mercadoria exportada do interior do Estado de São Paulo para o Porto de Santos (SP).

Outra alta de custo registrada nesse período, de 40%, decorre da movimentação da mercadoria do armazém até o navio. Essa despesa aumentou porque os navios estão esperando mais tempo para atracar no porto.

O executivo pondera que essa elevação de custo de logística representa pouco, cerca de 2% no custo total. Mas, num contexto de câmbio desfavorável à exportação, com o real valorizado, piora a competitividade do produto brasileiro no exterior.

Fonte: Estadão

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