Porto de Santos confirma calado de 13,2 metros no canal de navegação
O calado de 13,2 metros foi homologado para os trechos 1, 2 e 3.
O diretor presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Angelino Caputo, anunciou, na quarta-feira (09/12/14), que o canal de navegação do Porto de Santos atingiu um calado de 13,2 metros nos trechos 1, 2 e 3 e de 13 metros no trecho 4, até a Brasil Terminal Portuário. Caputo explica que a batimetria do trecho 4 ainda está sendo analisada para validação pelo Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e a expectativa é que também seja elevado para 13,2 metros. Segundo o presidente, a profundidade média atingida em todos os trechos é de 15 metros.
O presidente da Codesp participou de reunião, hoje, na Capitania dos Portos, quando foi estabelecido o novo calado, em função dos resultados de batimetria validada pelo CHM, que havia sido encaminhada no último dia 8 de novembro.
Caputo destacou a atuação da Codesp na busca da recuperação do calado operacional do porto, afirmando “fizemos algumas contratações rápidas para proporcionar esse resultado excepcional a toda a comunidade portuária santista no menor tempo possível”. De acordo com o presidente, isso propiciará uma igualdade comercial em todos os trechos do porto.
Há expectativa de uma nova licitação com prazo mais curto a ser realizada pela Secretaria de Portos (SEP). A meta do Governo Federal é assinar o contrato, iniciar os estudos para o projeto executivo e começar a dragar em 2015.
O presidente afirma que não estão descartadas, no entanto, novas contratações de dragagem pela própria Codesp, caso o processo previsto no Plano Nacional de Dragagem sofra novo atraso, tudo de comum acordo entre a Companhia Docas e o ministério supervisor.
No dia 12 de agosto a Codesp assinou contrato para execução dos serviços de manutenção das profundidades nos trechos 2, 3 e 4 com a empresa Van Oord Serviços de Operações Marítimas Ltda., vencedora do certame licitatório. Em 2014 foram dragados 2,350 milhões de metros cúbicos de sedimentos no canal de navegação.