Programas estratégicos e hub de vacinas foram destaques e alavancaram negócios em 2021
Sem o foco em programas estratégicos e em parceiras inovadoras, os resultados não seriam possíveis. Em 2021, Viracopos lançou o Programa Fast Lane, que tem o objetivo de oferecer um atendimento diferenciado às empresas aéreas cargueiras, premiando sua pontualidade por meio do processamento prioritário dos voos.
Viracopos também foi escolhido para ser o mega-hub do Programa World Logistics Passport – WLP no Brasil, em reconhecimento à nossa importância e eficiência na cadeia logística de carga nacional e internacional. O WLP foi criado pelo Governo de Dubai com objetivo de conectar hubs globais com rotas mais eficientes e deve alavancar o comércio exterior do Brasil, interligando Viracopos com 11 países do Oriente Médio, Ásia e África por meio de novas rotas aéreas.
Adicionalmente, o aeroporto inaugurou um projeto pioneiro entre aeroportos brasileiros, o Viracopos Cargo – Serviços Logísticos LTL (Less Than Truckload), que, em parceria com a transportadora rodoviária de cargas Navi Logistics, oferece aos clientes um processo logístico integrado, que vai do recebimento da carga no aeroporto até a entrega na porta da sua casa ou empresa, evitando a necessidade de se dirigir ao aeroporto para retirá-la.
A principal vantagem do LTL é o custo reduzido para clientes que precisam retirar poucos e pequenos volumes no aeroporto, pois o espaço do caminhão da transportadora é dividido com a carga de outros clientes.
Hub das vacinas – Em 2021, Viracopos também se consolidou como a principal porta de entrada das vacinas contra a Covid-19 no Brasil. Mais de 210 milhões de doses chegaram ao país pelo Terminal de Cargas de Viracopos e foram desembarcados com agilidade e eficiência, em um trabalho conjunto da equipe da Concessionária e das equipes da Receita Federal, Polícia Federal e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
Novos investimentos – Em 2021, Viracopos deu sequência aos investimentos no Terminal de Passageiros, com vistas a aumentar a capacidade de processamento em hora-pico e a promover melhorias aos clientes, ampliando sua qualidade e conforto.
Foram inauguradas cinco pontes de embarque doméstico no Píer B (B2, B4, B6, B8 e B10). Outras quatro pontes de embarque serão inauguradas até o final do primeiro semestre de 2022. Também foram inaugurados uma sala VIP na área doméstica e pelo menos 12 novas operações de varejo no Terminal.