SINDASP fará curadoria do Projeto ROAD da Receita Federal para facilitação do comércio exterior

O SINDASP – Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo – passará a organizar e monitorar as demandas do Projeto ROAD – “Radar de Oportunidades Aduaneiras” – liderado pela 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB). A ação visa a coleta de demandas de Agentes para a facilitação do comércio exterior no Brasil. A indicação deste representante da iniciativa privada para oportunidades de melhorias, em um processo extremamente transparente, é um avanço na parceria público-privada, iniciativa incentivada pela Organização Mundial das Aduanas (OMA).

O anuncio da Receita Federal foi feito na semana passada em dois momentos: primeiramente com a presença de Marcia Meng e Fabiano Coelho, respectivamente, Superintendente e Superintendente Adjunto da RFB 8ª Região Fiscal durante evento na FIESP – Federação das Indústrias do Estado de SP. Batizado de “COLFAC Transversal” – (Comissões Locais de Facilitação de Comércio), em 12/09, o encontro reuniu as 4 grandes Alfândegas de SP, que juntas respondem por 54% das importações do Brasil e 43% das exportações brasileiras.

Na quinta-feira seguinte, dia 14/09, durante o Fórum Agesbec de Comércio Exterior, SINDASP e Receita Federal do Brasil estiveram juntas novamente, trazendo detalhes em um Painel sobre o tema.

Na FIESP, outros Órgãos Federais marcaram presença como a ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária e o MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, além da DECEX/SP. Os dois encontros se mostraram de extrema importância ao serem prestigiados por profissionais e autoridades de diversos setores do setor privado, organizações industriais e comerciais, do Governo do Estado de São Paulo, da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), além de representantes do Exército Brasileiro que também tiveram a oportunidade de conhecer o Projeto ROAD.

“Este foi um momento histórico, não só pelo seu ineditismo, mas também por carregar a proposta de sugerir soluções para o desenvolvimento do comércio exterior lícito”, resumiu Elson Isayama, Presidente do SINDASP.

 

ENTENDA O QUE É O ROAD

O Projeto “Radar de Oportunidades Aduaneiras”, projeto liderado pela 8ª Região Fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) visa a coleta de demandas de agentes para a facilitação do comércio exterior no Brasil. O projeto conta com o apoio institucional do Sindicato dos Despachantes Aduaneiros de São Paulo (SINDASP).

A proposta da plataforma é ser um meio de comunicação entre intervenientes do comércio exterior e a Receita Federal (8ª Região Fiscal), com vista a permitir o envio de contribuições, demandas ou problemas relacionados a diversas áreas relacionadas à facilitação do comércio internacional, oriundas de qualquer interveniente. Tais demandas passarão por uma curadoria e serão analisadas internamente por uma equipe de auditores-fiscais da 8ª Região Fiscal.

Além da possibilidade de envio, os usuários também podem ser incluídos na Comunidade ROAD. Nessa comunidade, todos podem visualizar, de modo transparente, todas as contribuições, demandas, problemas e ideias que são lá publicadas.

 

Faça parte dessa Comunidade! Caso tenha uma demanda, envie sua contribuição a qualquer momento e, automaticamente, você será convidado para entrar na Comunidade.

Link para envio: https://projetoroad.atlassian.net/servicedesk/customer/portals

Se não tiver uma demanda, mas possui interesse em acompanhar as propostas, preencha o formulário a seguir e receberá um convite para participar da comunidade.

LINK DO FORMS: INCLUSÃO NA COMUNIDADE ROAD

PERGUNTAS FREQUENTES

  • Tem limite de demandas? Não!
  • Existe algum pagamento para entrar na comunidade? Não!
  • Por que devo enviar meus dados? Não se preocupe! Seus dados serão utilizados única e exclusivamente para a plataforma.
  • Por que não consigo visualizar as outras demandas? A partir do cadastro na Comunidade, você visualizará todas as propostas.